09/01/2024 às 20h01min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h01min

A cidade que preserva a arquitetura portuguesa na Amazônia | Portal Obidense

Uma viagem pela história e pela cultura de uma das cidades mais antigas e charmosas do Pará

Por: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Arquitetura portuguesa na Amazônia

ÓBIDOS - Óbidos é uma cidade localizada na margem esquerda do rio Amazonas, no estado do Pará, a cerca de 1.100 quilômetros de Belém. Fundada em 1697, a cidade recebeu o nome em homenagem à vila de Óbidos que fica em Portugal, com a qual tem semelhanças icônicas, como as muitas ladeiras e ruas estreitas, cercadas por casas em estilo colonial.

A cidade abriga um patrimônio histórico e cultural de grande valor, que remonta à época da colonização portuguesa na região. Entre os principais prédios históricos, destacam-se:

- Forte Pauxis: construído em 1754, foi um dos quatro fortes erguidos na Amazônia para proteger o território conquistado por Portugal. O nome faz referência à comunidade indígena que vivia no lugar e foi catequizada pela Missão Religiosa dos Capuchos da Piedade. O forte possui 13 canhões apontados para o rio, em forma circular, demonstrando o poder de guerra que uma embarcação inimiga enfrentaria se não pagasse o dízimo à Coroa Portuguesa. O forte é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



- Igreja Matriz de Sant'Ana: iniciada em 1784, com autorização do governador do Grão-Pará, Martinho de Souza e Albuquerque, e concluída em 1827, a igreja é a principal construção religiosa da cidade. A igreja possui características do estilo barroc
o, com destaque para a fachada e o altar-mor. A igreja abriga a imagem da padroeira de Óbidos, Sant'Ana, que é festejada no mês de julho, no tradicional Círio.



 
- Quartel de Óbidos: erguido em 1909, foi a antiga sede do Exército Brasileiro no município. A edificação é um importante símbolo com valor histórico inestimável. A obra em estilo eclético possui uma fachada imponente, com quatro torres e um relógio central. O quartel abriga atualmente o Museu Integrado de Óbidos, que conta a história da cidade através de objetos, documentos e fotografias.



Além desses prédios, Óbidos possui outras edificações históricas, como as igrejas de Nossa Senhora de Lourdes e do Bom Jesus, o Mercado Municipal, o Cemitério dos Escravos e o Pelourinho. A cidade também é conhecida por sua cultura popular, expressa no carnaval, nas festas juninas, nas lendas e nos sabores típicos.

Óbidos é, sem dúvida, uma cidade que encanta pela sua história, pela sua beleza e pela sua identidade. Uma cidade que preserva a arquitetura portuguesa na Amazônia e que merece ser visitada e valorizada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp