27/12/2023 às 18h33min - Atualizada em 27/12/2023 às 18h33min

Fortaleza Gurjão uma fortaleza no cume da Serra da Escama | Portal Obidense

No período colonial a cidade Óbidos por ficar em um local estratégico na região foi transformada em cidade militar

Por: Alê Belmont

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Forte da Serra, ano de 1908, antes de ser inaugurada - Foto: Álbum do Pará

ÓBIDOS - O Forte Gurjão é uma das atrações turísticas mais impressionantes do estado do Pará. Localizado na margem esquerda do rio Amazonas, ele domina a serra da Escama e o estreito de Óbidos, um dos pontos mais estreitos e profundos do rio.

O nome da fortaleza é uma homenagem ao Tenente-Coronel Hilário Maximiniano Antunes Gurjão, que foi um dos heróis da batalha de Itororó, durante a Guerra do Paraguai. Ele passou pelo local em 1860, quando estava em missão para explorar a região.



O Forte Gurjão foi construído no início do século XX, como parte de um projeto de defesa do baixo Amazonas, idealizado pelo Ministério da Guerra. A empresa alemã Krupp foi contratada para fornecer os canhões e as baterias, que foram instalados no alto da serra, com uma vista privilegiada do rio.

Para saber mais – Click Aqui – Nos Canhões da Serra

A fortaleza foi inaugurada em 1911, com quatro canhões Armstrong de 6 polegadas, capazes de disparar tiros rápidos e precisos. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Forte Gurjão foi guarnecido pelo 4º Batalhão de Artilharia, que tinha a missão de proteger o território nacional de possíveis invasões estrangeiras.



No entanto, o Forte Gurjão também foi palco de conflitos internos, como a Revolução de 1924, que envolveu militares insatisfeitos com o governo federal. Os rebeldes tomaram o controle da fortaleza e usaram os canhões para atacar as embarcações legalistas que navegavam pelo rio.

Em 1930, o Forte Gurjão foi desativado, juntamente com o Forte de Óbidos, que ficava do outro lado do rio. Os canhões foram removidos e alguns deles foram usados pelos revoltosos da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo.



Hoje, o Forte Gurjão é um patrimônio histórico e cultural, porém está abandonado, precisa urgentemente ser revitalizado na tentativa de salva a sua história, parte da estrutura construída na época desmoronou, porém ainda existe as bases dos canhões e parte deles.   

Mesmo estando abandonada é um motivo de orgulho para o povo obidense, muitos por curiosidade subiam a Serra da Escama para chegar até a base dos canhões, o sentimento é de estar em outro momento da história como o exercito conseguiu chegar com canhões que pesam toneladas? Em uma parte tão alta, com média de 80 metro da superfície cercada de arvores centenárias?



Frequentemente alunos das escolas municipais e estaduais sobem a Serra em excursão para estudar em loco a história da cidade e também para realizarem limpeza no local, uma forma de passarem a mensagem que o local precisa de cuidados ou uma parte da história de Óbidos será apaga para sempre.    







Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp