30/11/2023 às 17h25min - Atualizada em 30/11/2023 às 17h25min

Início do ciclo das cheias dos rios e lagos anima ribeirinhos no município de Óbidos | Portal Obidense

Moradores das comunidades de várzea se preparam para a mudança de rotina como a subida do rio e início das chuvas

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Pontes precisam ser suspensa devido a cheia que iniciou no Amazonas

ÓBIDOS – Depois 4 meses de muita seca nos rios da Amazônia, o clima começou a mudar nos último 6 dias, esse é o assunto mais comentado pela população no município de Óbidos no oeste do Pará, onde a seca matou milhares de peixes, assoreou igarapés e fez lagos desaparecerem completamente.

Ainda reticentes pescadores falavam em repiquete, quando rio entra no período da maré, o momento que o rio sobe e depois desce, conforme suas experiencias de vida, observavam capim e pedaços de madeira descendo o rio, para eles, esse é o sinal que o rio está enchendo e as águas invadindo a terra seca fazendo essa material boiar e se deslocar.

Após duas grandes chuvas que aconteceu no dia 27 e 28 de novembro no município, foi que o Amazonas definitivamente subiu para não descer e todos se darem conta que agora começou a cheia na região.   
 
A reversão do estado de seca é um alivio para a população, não somente com as dificuldades de isolamento e morte dos pescados, mas também com início do fim das queimadas e diminuição da fumaça que assolava a região.

Entre a nova rotina, está os cuidados com o rebanho, plantações, pato, galinha, porcos e ao mesmo tempo, vigilância constantes nas pontes que ficam nos portos que precisam quase que diariamente serem arrancadas para depois serem colocadas nas partes mais altas das terras e dos barrancos que existem as margens do amazonas, onde geralmente ficam os portos de chega e saída de canoas, rabetas e bajaras.



Com a mudança, vem a esperança, os efeito das cheias já podem ser vistas principalmente no Rio Amazonas que espalha suas águas para lagos e igarapés, na cidade de Óbidos, já podemos ver pescadores jogando tarrafa no lago Pauxis, que aos poucos vai se recuperando, eliminando a lama que da lugar para a agua que surgem também das poucas nascentes que ainda existem na região da cabeceira e outras localidades.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp