18/11/2023 às 01h07min - Atualizada em 18/11/2023 às 01h07min

Oposição culpa governo Lula por incêndios no Pantanal

Grupo político adota a mesma tática usada pelos opositores de Jair Bolsonaro

Da Redação
Pleno News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Altas temperaturas e ventos fortes espalham o fogo pela região do Pantanal Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul

BRASIL - Nos últimos dias, incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, atingiram níveis alarmantes e, por isso, parlamentares da oposição começaram a culpar o governo Lula pelas queimadas.

A tática do grupo político é repetir o que foi feito durante o governo de Jair Bolsonaro, quando políticos de esquerda, a grande imprensa e ativistas ambientais culparam o ex-presidente pelas queimadas no Pantanal e na Amazônia.

As queimadas na região do Paiaguás e no Rio Negro já destruíram 85 mil hectares de vegetação. As temperaturas que passam dos 46ºC e os ventos fortes, de aproximadamente 50 quilômetros por hora geram mais estragos e dificultam o trabalho do governo estadual de controlar o fogo.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não apenas culpou o atual governo, como também usou o mesmo apelido dado ao ex-presidente pelos críticos: Nero. Segundo a história, o imperador Nero teria dado ordem para incendiar Roma para poder contemplar a destruição da cidade do alto da torre de Mecenas.

– Nos últimos quatro anos a grande mídia atribuiu a Jair Bolsonaro qualquer queimada nos planetas do sistema solar. Em 2023, com o Pantanal em chamas, a culpa é do #LulaNero – escreveu o senador no X, antigo Twitter.

A deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) também comentou sobre o incêndio no Pantanal. Ela cobrou o presidente e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para se posicionar sobre o assunto.

– Cadê Lula, que ia “salvar o meio ambiente”? Cadê Marina, os artistas e lacradores que atacaram Bolsonaro tão injustamente? – questionou ela.

Carla citou ainda que, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1 milhão de hectares no Pantanal foram destruídos de janeiro até agora nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

– O número é três vezes maior que no ano passado inteiro. Nosso Pantanal enfrenta pelo menos 3 mil focos de fogo em apenas 15 dias – completou a parlamentar.

– Manaus segue encoberta pela fumaça. O Amazonas teve o pior índice de incêndios para o mês de outubro dos últimos 25 anos – continuou Zambelli.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp