15/11/2023 às 09h59min - Atualizada em 15/11/2023 às 09h59min

Até quando vai a onda de calor no Brasil?

Veja os principais motivos do calor e como prevenir

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

BRASIL - Não é novidade que estamos passando por uma segunda onda de calor extremo em menos de dois meses. Desta vez, a temperatura aumentou já no último final de semana e deve se estender até a próxima segunda-feira (20), e nesse dia há previsão de chuva para algumas regiões.

O grande problema é que esta onda de calor é agravada por três situações:

1. Primavera e proximidade com o verão, o que já nos traz temperaturas mais elevadas;

2. Fenômeno El Niño que aquece as águas dos oceanos, também aumentando as temperaturas;

3. Mas não menos importante: as mudanças climáticas intensificadas pelas ações humanas. 

Esse fenômeno aproxima as temperaturas de estados distantes, como é o caso de São Paulo e Goiás que estão marcando 38ºC e o Rio 40ºC nesta época tem se tornado Rio 50ºC! Para essa semana, serão 5ºC a mais para as regiões Sudeste e Centro-oeste.

E não para por aí: apesar desta onda de calor ter uma data para o fim, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) lançou um alerta informando que novembro é apenas o início da fase mais acentuada do El Niño que deve se estender até abril de 2024. Isso significa que o verão no Brasil pode trazer novas ondas de calor intensochuvas fortes e períodos de seca. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta sobre o risco à saúde e à integridade físicaIsso também vale para os animais de estimação, já que o sol pode queimar as patinhas, desidratar e até queimar os animais.

Lembre-se de proteger a você mesmo e a quem você ama:

Beba bastante água

Utilize protetor solar e roupas mais frescas para evitar queimaduras e desidratação.

Para os animaizinhos, deixe que fiquem em locais com sombras e com muita água para que possam beber. É importante lembrar que correntes de metal esquentam e podem queimar o animal. Também atente-se aos horários que for caminhar com o seu pet, para que nem você e nem ele fiquem expostos ao sol quente.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp