29/09/2023 às 17h33min - Atualizada em 29/09/2023 às 17h33min

Jovens empreendedores de Juruti aprimoram ideias de negócios em nova fase do Juruti Up

Empreender de forma sustentável com foco na conservação das florestas e no uso responsável dos recursos naturais

Da redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Economia regional

JURUTI - Essa é a concepção do Projeto Juruti-Up, de incentivo e fomento ao empreendedorismo, que segue avançando e, neste momento, está desenvolvendo a fase denominada de “Pré-aceleração” junto a jovens engajados e cheios de ideias. Nessa nova etapa do Juruti Up, os participantes estão sendo capacitados no desenvolvimento de modelos de negócios, focando na construção de parcerias estratégicas e protótipos de serviços e produtos.
 

A “Pré-aceleração” é um momento de colocar em prática tudo que foi aprendido desde a primeira etapa do Juruti-Up quando foram realizadas cinco oficinas denominadas “Despertar”, envolvendo jovens jurutienses residentes na sede do município e nas comunidades polos na região do Curumucuri, Juruti Velho, Prudente e Monte Sinai. Para esse novo ciclo, foram inscritas 34 ideias de negócios de jovens residentes nas regiões nos Projetos de Assentamentos Agroextrativistas (PEAEXs) Curumucuri, Prudente e Monte Sinal, no Projeto Agroextrativista (PAE) de Juruti Velho e em Juruti Sede, que conta com um ciclo de formação com quatro oficinas.


 
A primeira oficina ocorreu no último dia 16, estimulando os participantes a construírem seus modelos de negócios através do Canvas, mas de uma forma mais robusta. A segunda oficina foi realizada no dia 23, momento em que foi trabalhada a prototipação de serviços e produtos e validação de ideias, com intuito verificar se as hipóteses de negócios condizem com as necessidades dos clientes. Para a participante Carla de Freitas, da comunidade Jararaca, a “Pré-aceleração” é uma etapa que serve para expandir ideias. “Está sendo muito emocionante. Quando vamos fazer as atividades, não tem explicação”, relata.
 
Já para Rosa Maria, da Vila Muirapinima, região do PAE Juruti Velho, o Juruti-Up estimula a criatividade. “O Juruti-Up está sendo muito importante para mim, pois ele me ajudou a desenvolver as minhas ideias. Então, está sendo muito importante. O que eu não sabia, hoje eu sei”, afirma. Diante da satisfação dos participantes, Luiz Fadel, coordenador do Juruti-Up, diz que seu sentimento é de gratidão em poder ver esse trabalho, na prática, sendo executado de forma tão bonita parte dos jovens empreendedores. “Ver que todo o conteúdo passado para eles desde o ‘Despertar’ até este momento de ‘Pré-aceleração’ está sendo aplicado de fato”, comenta.
 
As próximas duas oficinas ocorrerão nos meses de outubro e novembro, momentos em que os negócios serão avaliados pelo “Octagrama” que é uma ferramenta própria do Centro de Empreendedorismo. Além disso, os participantes receberão consultorias específicas nas áreas de contabilidade, financeiro e jurídico. O fechamento será em dezembro com o “Demoday”, quando os participantes poderão, enfim, apresentar seus negócios.
 
O Juruti-Up é desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e está integrado ao Projeto Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia (Ingá) e implementada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), em parceria estratégica entre Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Alcoa Foundation, Citi Foundation, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com parceria institucional da Aliança Bioversity & CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical) e do CEA.


 
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.
 
Sobre a Alcoa Foundation
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a Alcoa está presente, estabelecendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Nossa estratégia de doações corporativas e esforços direcionados de voluntariado de funcionários estão focados em fazer o melhor para aqueles que vivem e trabalham nos lugares que chamamos de lar. Os esforços filantrópicos da Fundação estão focados no apoio a programas que complementam as iniciativas de sustentabilidade. Trabalhando em conjunto com nossos parceiros sem fins lucrativos, a Alcoa Foundation contribui para programas que protegem e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento de habilidades.
 
Sobre a USAID
A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua.
 
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa
desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a
conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de
2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira,
compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.
Saiba mais em ppa.org.br.
 
Sobre o Citi Foundation
A Citi Foundation tem como objetivo promover o progresso econômico e melhorar a vida da população mais vulnerável ao redor do mundo, apoiando projetos de parceiros com profundo conhecimento local. Os investimentos são direcionados para projetos que promovam inclusão econômica, oportunidades de trabalho para jovens e inovações que fortaleçam comunidades para que se tornem centros econômicos vibrantes.
 
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia.

O Centro é uma instituição amazônica com forte conexão e conhecimento da realidade social, econômica, ambiental, cultural e institucional da região.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp