28/09/2023 às 08h43min - Atualizada em 28/09/2023 às 08h43min

Fórum Consecti e Confap debate ampliação do apoio à ciência e tecnologia na Amazônia

O evento começou no oeste paraense com reunião entre os diretores científicos das fundações de Amparo à Pesquisa

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

SANTARÉM - O Fórum Nacional Consecti e Confap começou nesta quarta-feira (27), no prédio da reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, com reunião entre os diretores científicos das fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil. As principais lideranças de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) debatem pautas internas e buscam ações para melhorar a operação das Fundações.

“Queremos promover a integração, o desenvolvimento de soluções conjuntas baseado no modelo de amparo de cada uma das fundações. Discutiremos a parceria com entes nacionais, regramento em nível federal, preparando um documento que vai servir de subsídio para outras discussões ao longo da programação do fórum”, informou o diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Deyvison Medrado.

Região Norte – Carlos Alberto Aragão de Carvalho, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), afirmou que uma das linhas de atuação do órgão é criar um edital de apoio específico para desenvolver a CT&I nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Precisamos lidar com as assimetrias do País. Queremos focar em um edital com recursos adicionais para essas regiões. Se o discurso é que a Amazônia é uma prioridade, que a nossa biodiversidade é um patrimônio fantástico, e que ela precisa ser olhada de uma maneira não exploratória, nós precisamos desenvolver a ciência, tecnologia e inovação, formar grupos que se dediquem a isso nessa e em outras regiões importantes”, ressaltou Carlos Aragão.

Sobre o encontro dos diretores científicos, que deve ocorrer nos próximos fóruns, o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, disse que “essa troca de ideias é muito importante. Uma iniciativa que é feita no Pará, no Maranhão, como exemplos, pode ser estendida para outros locais. São esses diretores científicos que vão operacionalizar todo o processo de fomento à ciência, tecnologia e inovação”.

Representação - O Fórum Nacional Consecti e Confap reúne os presidentes das 27 fundações de Amparo à Pesquisa, secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de entidades e agências federais e internacionais de fomento à CT&I, para promover o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica nacional e sobre os desafios da região amazônica.

O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com apoio do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fapespa.

A abertura oficial do Fórum Nacional Consecti & Confap será nesta quinta-feira (28), as 9 h, no anfiteatro da Selva – Casa do Saulo, com transmissão ao vivo pelo canal do Confap no YouTube (youtube.com/confapbrasil).

Programação - Nesta quarta-feira (27), ainda como programação prévia, houve visita ao Museu de Ciência da Amazônia (MuCA). A abertura oficial terá presenças de autoridades e atrações culturais. Em seguida, ocorrerá o primeiro bloco de atividades do dia, com a temática “Amazônia+10”, iniciativa que visa apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical.

Ainda haverá mais três blocos de atividades: Agências Nacionais de Fomento à CT&I (Finep, Capes e CNPq); Sessão Consecti/Confap e Desenvolvimento de um Neuroprotetor Natural: o case da startup Neuroprotect - Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

Na sexta-feira (29), a programação inclui mais dois blocos de discussões: Desafios da Pesquisa e Pós-graduação na Amazônia, com reitores e diretores de instituições de Ciência e Tecnologia, e uma apresentação da Finep. No mesmo dia será realizada reunião interna entre membros do Consecti e Confap.

Mais informações estão disponíveis em https://confap.org.br/pt/foruns/76/forum-nacional-consecti-confap-santarem-pa-2023

O link da transmissão ao vivo é https://www.youtube.com/watch?v=MvQvCmNjqfY

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp