04/09/2023 às 18h29min - Atualizada em 04/09/2023 às 18h29min

INMET prevê temperaturas acima dos 40°C durante esta semana para Óbidos e Região | Portal Obidense

A massa de calor deixa todos em alerta e preocupa

Elton Pereira
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto Marcelo Luiz | Óbidos-PA
ÓBIDOS – A forte massa de calor que assola a região já era esperada por todos, no entanto, o conhecido verão amazônico que não se mostrou tão intenso no ano de 2022, em 2023, parece ter voltado com mais força e intensidade e tem feito muitas pessoas sofrerem.
 
Em Óbidos, no oeste do Pará, no horário de movimentação entre o fim da manhã e início da tarde, é difícil encontrar uma pessoa que se sinta à vontade com o sol, que parece estar a centímetros da terra, fazendo a pele arder de tão intenso.

 
Durante o início da manhã desta segunda-feira, (04) de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, lançou uma nota de alerta para a região, que prevê a temperatura em Óbidos e região, batendo na casa dos 41°C, com a possibilidade de sensação térmica na casa dos 44°C, a massa de ar-quente, deve permanecer na região pelos próximos dias.


 
As altas temperaturas ligam um alerta maior ainda, para os riscos de queimadas urbanas, insolação, desidratação, queimaduras provocadas pela exposição excessiva ao sol nos horários de maior calor. As temperaturas elevadas também podem aumentar a espessura do sangue, elevando a pressão e a frequência cardíaca. Em decorrência disso, o calor está relacionado ao aumento das mortes por doenças cardiovasculares, principalmente em idosos. Pessoas com colesterol alto e hipertensão estão no grupo de risco.

 

Dicas para enfrentar o calor:
 
1. Beber muita água,
2. Ter boa alimentação,
3. Usar roupas leves,
4. Usar boné, chapéu e óculos,
5. Evitar exposição excessiva ao sol,
6. Usar protetor solar,
7. Se atentar à circulação do ar,
8. Evitar bebidas alcoólicas,
9. Praticar exercícios físicos pela manhã ou fim da tarde,
10. Se preparar para dormir com banho frio, quarto escuro e bem ventilado.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp