01/09/2023 às 18h03min - Atualizada em 01/09/2023 às 18h03min

Dia da Amazônia é comemorado com shows gratuitos pelo Brasil

Além dos festivais em cinco cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé, organizada pelo Movimento Amazônia de Pé

Da redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dia da Amazônia é comemorado com shows gratuitos pelo Brasil

BRASIL - Pelo menos cinco festivais de música gratuitos antecipam, a partir deste sábado, as comemorações pelo Dia da Amazônia (5 de setembro). Setembro é, tradicionalmente, o mês dedicado ao bioma e, por isso, a época escolhida por artistas populares e ONGS para promover atividades culturais em todo o país que celebram a data e ajudam a chamar a atenção para a região.

Um dos destaques da programação acontece em São Paulo. É o Baile na Terra, que, em sua terceira edição, reúne dez horas de atrações gratuitas no Tendal da Lapa, domingo, dia 3 de setembro, a partir das 11 horas. A edição deste ano traz Célia Sampaio - a grande dama do reggae maranhense - e Russo Passapusso, que se apresentará com a Nômade Orquestra.

Além das apresentações no palco, a lona de circo do Tendal da Lapa funcionará como um palco alternativo e receberá duas apresentações especiais da Cia. Cambona, de dança afro-brasileira, e do Boi Estrelinha, trazendo um gostinho da principal manifestação artística e cultural do Maranhão. A maranhense DJ Ália fará a discotecagem entre as atrações ao longo do dia todo.

Este ano, essa celebração vai acontecer em meio ao reggae e propõe uma conexão com outra importante floresta brasileira, a Mata Atlântica. "É na Amazônia que nascem os rios voadores que alimentam as chuvas no Centro-Sul do Brasil. O mesmo movimento de norte-sul aconteceu com o reggae. Ele veio da Jamaica, no norte, entrou no Brasil pelo Maranhão, que faz parte da Amazônia brasileira, e a partir de lá se espalhou para o resto do país", explica Jander Manauara, mestre de cerimônias do Baile. Confira a programação completa:

Sábado - 2 de setembro - Alter do Chão recebe Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, faz show no Festival Amazônia de Pé, em Alter do Chão, em Santarém (PA). São destaques do dia: o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku), Suraras do Tapajós, Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso), Priscila Castro convida Cleide do Arapemã, Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, Dona Onete e Zek Picoteiro.

Domingo - 3 de setembro - Baile da Terra em São Paulo, no Tendal da Lapa, a partir das 11 horas.

Sábado - 9 de setembro - Em Manaus acontece o Grito Rua, com os grupos: Lua Negra, Chora Cachorro, Rafa Militão, Batalha de MC´s, Johnny Jack Mesclado e Banda K’ Boclos.

Domingo - 17 de setembro - Em Macapá é a vez do Festival Nossa Amazônia, com organização da Associação Gira Mundo, Instituto Mapinguari e Utopia Negra, o destaque fica por conta da Banda Negro de Nós part. Jhimmy Feiches, Aparelhagem Amazônia Fusion, Máfia Nortista, Yanna MC, Izza Brown + Márcia Fonseca, Grupo Entre Amigos + Charlinho + Júnior Madureira + Jéssica Wanny + Marcelinho do Cavaco, Chocolate com Pipoca, DJ Dominatrix, Grupo de Marabaixo Ancestrais + Marabaixo da Juventude, Grupo Movimento sem Limites e Intervenção Poética As Juremas.

Sábado - 30 de setembro - São Luís, no Maranhão, fecha as comemorações do mês da Amazônia com o Re(x)istencia Fest lll, no Parque do Rangedor. São atrações: Bnegão, Grupo Ponto Br, Banda Lombreta, Banda Cofo de Parafernalha, Paulão, Rejane Araújo convida Raiz Tribal, Batalha na Praça edição Amazônia, Batalha Vogue, Djs, Feira Balaio de Resistência, entre outras atrações em mais de 12h de festa. No festival, vai acontecer a Feira Agroecológica E-maranhadas – compre de quem planta, oportunidade de conhecer a produção local.

Além dos festivais nas cinco cidades, está sendo organizada a Virada Cultural Amazônia de Pé, organizada pelo Movimento Amazônia de Pé. Serão várias atividades pelo país, como oficinas, exibição de filmes com debate e rodas de conversa. São iniciativas que têm o objetivo de unir os brasileiros em defesa da floresta de pé.

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp