20/08/2023 às 17h19min - Atualizada em 20/08/2023 às 17h19min

Loja maçônica de Óbidos, comemora o dia do Maçom com passeio ecológico e visita ao Forte Gurjão

A Loja Maçônica Força e Harmonia n° 19 de Óbidos, foi fundada no dia 10 de outubro de 1954 e é bastante atuante junco a comunidade obidense

Prof. Carlos Augusto Sarrazin Vieira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Loja maçônica de Óbidos, comemora o dia do Maçom com passeio ecológico | Foto: Carlos Vieira

ÓBIDOS - Hoje, dia 20 de agosto é comemorado o Dia do Maçon. De acordo com a historiografia maçônica, no dia 20 de agosto de 1822, reuniu-se na cidade do Rio de Janeiro duas lojas maçônicas: Esperança, Comércio e Arte, União e Tranquilidade, onde foi fundado o Grande Oriente do Brasil - GOB.

Nessa reunião, estavam presentes entre outros, 3 líderes políticos e Maçônicos: José Bonifácio de Andrade e Silva (que defendia um modelo de monarquia liberal), Joaquim Gonçalves Lêdo (republicano convicto), e D. Pedro I.

Na ocasião, Gonçalves Lêdo fez um celebre discurso defendendo a Independência do Brasil. A partir daí começa toda uma articulação, e a independência seria proclamada no dia do aniversário do Imperador, porém, devido a fatos que surgiram com a imposição da Coroa Portuguesa, este fato   veio acontecer no dia 07 de setembro, com o histórico Grito do Ipiranga, e consequentemente, nossa declaração de independência. Motivado por este fato, esse dia foi declarado como, O Dia Nacional do Maçon.



Para relembrar esta data de grande relevância para nossa história política, a Loja Maçônica Força e Harmonia n° 19 de Óbidos, fundada no dia 10 de outubro de 1954, organizou um passeio ecológico na Serra da Escama e fortaleza Gurjão com a participação dos Obreiros acompanhados de suas respectivas esposas e sobrinhos.



No retorno, foi servido um almoço na loja acompanhado de uma programação cultural durante toda a tarde deste domingo.

O professor e historiado Carlos Vieira, através desta publicação aproveita para agradecer e parabenizar a todos os seus meus irmãos maçônicos do território brasileiro.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp