06/07/2023 às 14h07min - Atualizada em 06/07/2023 às 14h07min

Secretaria de Saúde de Óbidos entrega cadeiras de rodas para pacientes do SUS

Equipamentos foram doados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Acessibilidade
ÓBIDOS - Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos por meio da rede municipal de saúde de Óbidos receberam, nesta quarta-feira (5), cadeiras de rodas manuais, que foram solicitadas pelos médicos que acompanham o tratamento dos usuários, portadores de necessidades físicas.
 
Os equipamentos foram doados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que recebe a solicitação de envio das cadeiras, por meio da regulação integrada entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conveniada a APAE.

 
Ao todo, 10 portadores de necessidades físicas receberam cadeiras novas e, em alguns casos, foram doadas também cadeiras para serem usadas durante o banho.


 
Marília Ramos, assistente social do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), explica que o paciente precisa se deslocar até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, para que o médico faça a avaliação e solicite o equipamento que melhor atender a necessidade, como cadeira de roda, andador ou muleta.
 
“Depois disso, um familiar vem aqui, no setor de TFD da secretaria de saúde, junto com a solicitação, RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, e daí nós enviamos lá para Santarém pra APAE. Fazemos o agendamento, enviamos a documentação que é acompanhada por um representante nosso, que acompanha todo esse processo”, explicou Marília.
 
Entre os beneficiados com a entrega das cadeiras, estava Clarindo dos Santos, que foi representado pela sobrinha, Dilcineide dos Santos. Ela disse que a cadeira ajudará muito nos cuidados com o tio.
 
“Ele estava precisando muito, pra tomar banho, pra passear, porque pra tudo era preciso carregar ele, e ficava difícil também pra gente. Nós somos muito gratos por essa doação”, agradeceu.
 
Ao todo foram entregues 16 cadeiras de rodas, sendo seis próprias para banho e uma especial, infantil.
 
A secretária de Saúde, Selma Caetano, reforçou o empenho da Semsa para garantir a entrega de novos equipamentos, que levam inclusão e dignidade aos usuários beneficiados.
 
“Pela forma como esses equipamentos transformam a vida dos usuários que os recebem, não só desse beneficiários, mas da família como um todo, é muito significativa essa conquista, que pode parecer pequena para alguns, mas é grandiosa para essas famílias. Nós enquanto secretaria de saúde vamos continuar trabalhando para garantir novas doações, fazendo com que a saúde em Óbidos atenda, de fato, a real necessidade da nossa população”, finalizou Selma.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp