29/06/2023 às 08h35min - Atualizada em 29/06/2023 às 08h35min

Ideflor-Bio, Emater-PA e Banco da Amazônia reúnem com extrativistas da Flota Trombetas

Encontro tratou sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) B e Floresta

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Divulgação

FLOTA TROMBETAS - O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade  (Ideflor-Bio) promoveu, no último sábado (24), uma reunião com técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) e do Banco da Amazônia, para tratar sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) B e Floresta. O encontro foi realizado na Base Jaramacaru, que é a porta de entrada da Unidade de Conservação (UC) Floresta Estadual (Flota) Trombetas.

Direcionada aos extrativistas que atuam na coleta da castanha do Brasil e do cumaru, a iniciativa teve como objetivo fortalecer a preservação ambiental com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades extrativistas, garantindo uma atividade financeira sustentável, aliado com a conservação dos recursos naturais a longo prazo. 

A reunião, organizada pela Gerência da Região Administrativa da Calha Norte II (GRCNII), apresentou as vantagens do programa aos produtores locais e o esclarecimento de dúvidas sobre como aderir ao Pronaf B e Floresta. O gerente do Banco da Amazônia de Óbidos, Airton Campos; e o chefe substituto do Escritório Local da Emater-PA em Oriximiná, Nelson Pompeu Ribeiro, estiveram presentes para dialogar com a comunidade.

De acordo com o titular da GRCNII, Hirdes Pereira Neto, essa ação surgiu de uma conversa com um técnico da Emater-PA. “A gente entrou em contato com o gerente do Banco da Amazônia de Óbidos, com a Associação dos Extrativistas do Jaramacaru e conseguimos mobilizar a comunidade. Nossa intenção é capitalizar esses agricultores antes da safra da castanha, para que eles possam comprar seus mantimentos no período da coleta do ouriço”, detalhou o gerente.

Flota Trombetas 

A Flota do Trombetas foi criada pelo Governo do Pará e, atualmente, é administrada pelo Ideflor-Bio. É uma UC que se enquadra na categoria de Uso Sustentável, por meio da Lei nº 9.985, de 18/07/2000. Esse tipo de UC tem como objetivo básico compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, com ênfase em métodos de exploração sustentável da floresta nativa, defender os direitos das populações tradicionais, pesquisa científica e visita pública condicionada às normas estabelecidas em seu plano de manejo e órgão gestor.

A Flota Trombetas está localizada na região oeste paraense, na margem esquerda do rio Amazonas, que abrange os municípios de Oriximiná, Óbidos e Alenquer, ocupando 3.172.978 hectáreas de floresta nativa conservada, o correspondente a 31.729,78 Km² do bioma amazônico, que abriga uma rica biodiversidade de fauna e flora. A UC é cortada por extensos rios, como o Trombetas, Cachorro, Erepecuru e Cuminapanema, e a principal atividade econômica na área é a coleta da Castanha-do-Pará.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp