28/06/2023 às 21h04min - Atualizada em 28/06/2023 às 21h04min

28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ | Portal Obidense

A data faz referência a todos os simpatizantes do movimento 'Gay', e também uma forma de conscientização contra as principais práticas de preconceitos contra a classe

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

MUNDO - Anualmente em 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho Gay, uma data que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre o combate à qualquer tipo de prática homofóbica, lutando por uma sociedade mais igualitária, independente da opção sexual de cada um.

O movimento homossexual ganhou força nos últimos anos, bem como passando por várias reformulações em sua nomenclatura, tendo as siglas LGBTQIA+ bastante utilizadas para se referir a diversas classes do gênero, porém o a sigla completa é LGBTQQICAPF2K+, que significa:
 
L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais, Transgêneros, Travestis
Q: Queer
Q: Questionando
C: Curioso
I: Intersexo
A: Assexual
P: Pansexual
P: Polissexual
F: Familiares e amigos
2: 2-espíritos
K: Kink
+: Demais orientações sexuais e identidades de gênero.



Geralmente, nessa data são organizadas passeatas e manifestações pacíficas pelas grandes cidades, para lembrar do movimento, mais também para celebrar o amor e a igualdade entre os gêneros. A manifestação mais conhecida no Brasil é a chamada "Parada Gay" que acontece em várias cidades, porém com uma atenção maior na cidade de São Paulo - SP, onde reuni milhares de pessoas em plena Avenida Paulista.

A primeira "Parada Gay" aconteceu em 1970, após vários episódios que marcaram a época, como descriminação da classe, exclusão de homossexuais de lugares públicos, até mesmo com prisões somente pelo fato de terem outra opção sexual, fatos esses ocorridos em Nova York, mas que foram noticiados pelo mundo inteiro. Desde então, a cada ano o Movimento LGBTQIA+ vem se notabilizando e ganhando espaço na sociedade, mas ainda há muito o que ser discutido com relação ao combate à homofobia.

O dia em questão também serve para lembrar que todos devem se orgulhar de sua sexualidade, seja ela masculina, feminina ou demais gêneros, pois acima de tudo deve-se manter o respeito independente da orientação sexual ou religião.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp