16/06/2023 às 09h13min - Atualizada em 16/06/2023 às 09h13min

Feira Internacional de Turismo da Amazônia é aberta oficialmente no Hangar, em Belém

A edição deste ano, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) escolheu como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Ag. Pará

BELÉM - Música, dança, ritmos, cores, sons e sabores marcaram a noite de abertura oficial da 11ª dição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), nesta quinta-feira (15), no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém. A capital paraense, aliás, pela primeira vez, é destino anfitrião do evento. A solenidade de início da programação da Feira, que é considerada a maior da região Norte do Brasil, reuniu autoridades públicas, representantes de entidades da iniciativa privada e bom público de visitantes presentes. 

A edição deste ano, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) escolheu como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. A definição do tema, inclusive, alinhada com as políticas públicas pioneiras do Governo do Pará e em consonância com a estratégia do governo federal de protagonismo das questões ambientais e climáticas, a exemplo da COP 30, em 2025, que será sediada em Belém. 

“Exatamente há 20 dias, o governador Helder Barbalho, ao lado do Presidente Lula, anunciou Belém como sede da COP 30, a ser realizada em 2025. A FITA, desde a sua concepção, tem um papel fundamental de marcar a posição da Amazônia no cenário nacional e internacional do turismo, consolidando a região como referência do setor. E hoje, sob a ótica do tema ‘Turismo e Bioeconomia: um novo paradigma para a Amazônia’, podemos dizer que o futuro já está aqui. E ele chegou com uma economia sustentável e inovadora”, garante o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa.

Presente ao evento, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou as duas dimensões do evento. “A Fita tem como característica essas duas dimensões: uma realmente de feira, com a nossa riqueza cultural natural, produção associada ao turismo e a outra de ser congresso internacional científico do Turismo, com discussões e debates importantes sobre essa atividade econômica.  A eleição do presidente Lula deu a possibilidade ao Brasil de ocupar o centro das atenções mundiais sobre questões ambientais, climáticas e desenvolvimento sustentável. A COP 30 em Belém abre um leque de oportunidades imensas para a nossa região, que é o debate estratégico que tem o Turismo como eixo fundamental para um novo modelo de desenvolvimento para o Pará, Amazônia e o Brasil”, afirmou.

Além de expositores locais e municipais de todo o Pará, a FITA também reúne atrações de outras cidades e estados amazônicos. Para Gustavo Sampaio, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Belém tem recebido um destaque merecido, eventos nacionais e internacionais que movimentam toda a cadeia do turismo, a rede hoteleira, alimentação, transportes. “Os estados do Norte precisam ser unidos e ouvidos nas suas demandas de malha aérea e rodoviária. A Amazônia é a região perfeita para o turismo de natureza, de aventura e ecoturismo como mecanismo para geração de emprego e renda da população” 

O secretário Adjunto de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão, deu ênfase ao tema da feira. “Não poderíamos ter escolhido um tema melhor. A Bioeconomia é a economia da vida. O Estado do Pará fez essa escolha pelo PlanBio. Apostar no futuro é apostar na vida no presente. A chegada da COP 30 está aí como exemplo dessa liderança e protagonismo na região”.

A noite de abertura foi encerrada com um cortejo do Arraial do Pavulagem pelo pavilhão, seguido de show do grupo folclórico.  A 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) segue até o dia 18 de junho no Hangar, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site da FITA.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp