15/11/2016 às 16h45min - Atualizada em 15/11/2016 às 16h45min

Muita publicidade e pouco brilho ou até mesmo tamanho, mas o fenômeno existiu visivelmente em alguns lugares

Em Óbidos, muitas pessoas saíram para visualizar a lua, entre os pontos o antigo quartel, agora casa da cultura, valeu alguns registros.

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Walmir Ferreira

ÓBIDOS - A Super Lua que aconteceu no mês de novembro foi a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. A última vez que a Lua se aproximou tanto da terra foi em 26 de janeiro de 1948, ou seja, a maioria da população mundial NUNCA viu uma Lua tão grande quanto essa que surgiu no céu em 14 de novembro... e a próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034. Só com isso já dá pra entender como a Lua Cheia de novembro será especial e rara!

“Eu sou apaixonada por lua na verdade pelo céu. Tava muito linda amei.” Disse Milena Nogueira, estudante.

Não só a Milena ficou surpresa e emocionada com a grandiosidade da lua nesta segunda-feira, 14 de novembro.

Vale notar que seu título de "Maior Lua do século" já está causando polêmica, afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, já que a maior Lua de todo o século 21 acontecerá de fato em 6 de dezembro de 2052. Mais correto, portanto, seria dizer que essa é a "Maior Lua do século até agora".

O que vai determinar o quão grande será uma Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.

Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 teve um perigeu mais próximo do que o comum, e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em mais de 68 anos!

Não é todo dia que acontece uma Super Lua, muito menos uma Super Lua tão especial como essa que tivemos no dia 14 de novembro de 2016. No fim de 2016 ocorrem 3 Super Lua seguidas, no mês de outubro, novembro e dezembro, mas foi no dia 14 de novembro, a segunda da sequência, a mais especial não só do ano, mas do século, até agora.

Em alguns lugares do Brasil, devido ao tempo chuvoso, quase não se percebeu a lua da forma como fora anunciada, muita gente ficou frutada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp