03/06/2023 às 08h27min - Atualizada em 03/06/2023 às 08h27min

Ideflor-Bio abre a Semana do Meio Ambiente no Parque Estadual de Monte Alegre

O espaço abriga os sítios arqueológicos mais antigos da Amazônia sul-americana, com mais de 11 mil anos

Da Redação
agenciapara.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Reprodução/agenciapara.com.br

MONTE ALEGRE - O mês de junho é dedicado à conscientização da sociedade sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais. No município de Monte Alegre, no oeste paraense, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio da Gerência da Região Administrativa da Calha Norte I, abriu na última quinta-feira (1º) a Semana do Meio Ambiente 2023. 

O local escolhido para iniciar as atividades não poderia ser diferente: a Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral Parque Estadual de Monte Alegre (Pema). O espaço abriga os sítios arqueológicos mais antigos da Amazônia sul-americana, com mais de 11 mil anos de existência, além de uma rica biodiversidade de espécies da fauna e flora da Amazônia.

A programação iniciou com a celebração de missa, que reuniu comunitários residentes no entorno do Pema, seguida de palestra com o tema “Responsabilidade ambiental e o papel das comunidades na preservação do meio ambiente”, ministrada pela engenheira ambiental Stephanie Jenane Gadelha, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Houve ainda apresentação de trabalhos ambientais desenvolvidos por alunos das escolas estaduais Carim Melém, Francisco Nobre de Almeida, Fernando Henrique Cardoso e da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Monte Alegre.

Gincana - Nesta sexta-feira (02), as atividades prosseguem com uma Gincana Ecológica, que reunirá estudantes das comunidades situadas na zona de amortecimento da UC.

De acordo com o titular da Gerência da Calha Norte I, Jorge Braga, “a decisão de realizar a programação da Semana do Meio Ambiente na área do Pema, que exige uma enorme logística de transporte, tem como objetivo, além das questões ambientais, dar visibilidade ao Parque, assim como buscar uma relação harmoniosa, de parcerias com os moradores das comunidades situadas no entorno da UC”. (Colaboração: Pablo Allves - Ascom/Ideflor-Bio).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp