02/06/2023 às 19h34min - Atualizada em 02/06/2023 às 19h34min

‘Carminha’, a Artista Obidense que participou do quadro ‘Valorizando a Nossa Terra’ | Portal Obidense

A artista abriu as portas de sua residência, contou sua história, mostrou suas obras de arte, recitou poesias e ainda falou sobre a valorização do artista local

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90



ÓBIDOS - Na edição do quadro "Valorizando a Nossa Terra", que foi ao ar na tarde da última quinta-feira (01), Marcelo Luíz entrevistou a artista obidense Maria do Carmo que é conhecida popularmente como "Carminha", a entrevistada falou com muito orgulho de toda a sua trajetória.


Maria do Carmo Canto Gomes, de 53 anos de idade atua na parte artística cultural a pouco mais de 38 anos, Carminha é uma das poucas artistas que consegue atuar em vários setores artísticos, bem como na arte plástica, teatro, poesia, literatura, na música sendo cantora e compositora e em sua profissão como professora.

A artista mostrou em toda a extensão da sua residência obras de artes feitas por ela, e outras que ganhou de amigos ao longo de sua carreira. Em seu quarto, Carminha produziu obras em alto relevo, utilizando tinta e cimento, com várias temáticas relacionadas à natureza. 




Durante a conversa, a artista obidense falou sobre a valorização do artista na cidade. 

 
"Falando sobre valorização, eu vejo que precisamos ainda fazer mais, eu vejo que já há alguns processos que incentivam a cultura artística, eu mesma já participei de eventos na Casa de Cultura, reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo que chamou vários artistas e todos puderam expor suas opiniões. Óbidos é um celeiro de grandes artistas, mas sim, precisamos dar a valorização de cada um, e que isso não fique só nas palavras, mas que possamos praticá-las." disse Maria do Carmo (Artista Obidense).

Carminha ainda mostrou para nossa equipe um lugar em sua casa que é dedicado para a cultura, o "Espaço Kant' Art" que fica aos fundos de sua casa, onde a mesma realiza suas exposições e reuniões com outros artistas, e aproveitando o momento a artista ainda declamou um de seus poemas denominado "Pulsar de um Rio".



A entrevista completa você pode acompanhar através da Fan Page do Portal Obidense, assim como as outras que já foram ao ar, contando um pouco da história dos artistas obidenses e sobre a valorização dessa classe.

Para finalizar essa escrita, vamos deixar aqui uma das obras poéticas da artista:

Pássaros Negros

Por: Carminha
"Voavam...
Cantavam...
Mas os pássaros de pena branca tiraram sua libertação...
Foram importados, vendidos, queimados, acorrentados, parte de seus corpos amputados...
Feriram-vos de toda maneira, atingiram ao máximo sua dignidade.
Mas eles se revoltaram!
Fugiam!
Morriam!
Sobreviviam e multiplicavam-se...
Novas cores, novas raças...
Surgiu a abolição!!!
Caminho aberto para a libertação. Que libertação?
A escravidão se refinou!
Uma gaiola moderna, englobando todas as cores.
Essa cercada: por preconceitos, discriminações, marginalizações, desigualdades sociais, políticas, econômicas...
Os pássaros evoluíram o mundo com suas inovações... mas não descobriram a fraternidade.
Os pássaros negros, seus descendentes e penas brancas se batem, para sobreviver por mais tempo, nessa sociedade, determinada pelas leis do mais forte..."

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp