12/05/2023 às 19h09min - Atualizada em 12/05/2023 às 19h09min

Obidense Kauê Gomes de 8 anos é 1º lugar em concurso do IBAMA | Portal Obidense

O obidense foi vitorioso a nível regional, um lindo desenho com imagem comovente um alerta da poluição dos rios e lagos ameaçando a vida marinha principalmente dos quelônios

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90


ÓBIDOS – O menino de 8 anos, Kauê Siqueira Ferreira Gomes, comoveu os jurados, onde retrata a imagem de um ribeirinho de joelhos em lagrimas, olhando para o rio, fonte de vida e de seus sustentos e de seus familiares, onde quelônios disputam espaço com lixo plásticos e garrafas pet, um cenário bem real dos tempos atuais.

Com esse desenho, Kauê, venceu o 1º Concurso de Desenho e de Poesia do Programa Quelônios da Amazônia (PQA) no estado do Pará, realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).



O Edital nº 4/2023, foi disponibilizado para consulta pelo Supes-PA/Gerex-Santarém-PA/Seam-Santarém-PA. O período de inscrições ocorreu de 03 de abril de 2023 e finalizou em 28 de abril de 2023.

CLICK AQUI – veja a publicação no site do Governo Federal gov.br

Aluno da rede pública de ensino, Kauê, faz o 4ª ano no período da manhã, na Escola Manoel Valente do Couto. Filho do casal Fracinelson Ribeiro Gomes e da Asistente Social Edith Socorro Siqueira Ferreira Gomes.

A felicidade na família é total, os pais dizem que não tem palavras para expressar o tamanho da realização em ver o filho ser contemplado com o primeiro lugar em um concurso a nível estadual.

 
“Eu fiquei simplesmente radiante quando recebi a notícia, liguei logo para o meu esposo que chegou a se emocionar de felicidade após receber a notícia. O Kauê é um menino muito dedicado aos estudos, é nosso filho único é uma criança muito feliz. E nós, eu e meu esposo nos esforçamos para proporcionar a ele um ensino de qualidade, para que ele possa alcançar sua formação e tenha muitas oportunidades”, disse a mãe de Kauê.

O concurso foi aberto somente para estudantes de escolas do Oeste do Estado do Pará do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Podem participar estudantes que estivessem devidamente matriculados em escolas do Oeste do Estado do Pará (municípios calha Amazonas: Juruti, Terra Santa, Faro, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Santarém; municípios calha Tapajós: Belterra, Aveiro, Itaituba e Rurópolis), sendo necessária sua comprovação no ato da inscrição.

Os participantes foram divididos nas seguintes categorias: I - Alunos do Ensino Fundamental I (desenho), II Alunos do Ensino Fundamental II (desenho) e III  Alunos do Ensino Médio (poesia), o Obidense e aluno Kauê Siqueira Ferreira Gomes de 8 anos, da rede municipal de ensino que cursa o 4ª ano manhã na escola Manoel Valente do Couto, foi o grande vencedor na categoria Alunos do Ensino Fundamental I, com este lindo desenho que retrata o desespero do ribeirinho em ver os rios poluídos e aluta dos quelônios pela sobrevivência em seu habitat transformado negativamente pela ação humana.

A solenidade de entrega dos prêmios aos vencedores será realizada no evento comemorativo ao Dia Mundial da Tartaruga, no dia 23 de maio de 2023, no auditório da UFOPA, situado em Santarém-PA. Como premiação, o 1º lugar na categoria do jovem kauê ganhará, Hospedagem no Barrudada Hotel para os dias 22 a 24 de maio + almoço na Peixaria Rayana no dia 23 de maio + Kit Faber-Castell lápis de cor 100 cores + caderno de desenho + cuia comemorativa, além de evidenciar a cidade de Óbidos como sua cidade Natal, celeiros de artista e obidenses ilustres.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp