05/05/2023 às 09h33min - Atualizada em 05/05/2023 às 09h33min

Juruti UP desperta jovens para o empreendedorismo sustentável no município de juruti

Projeto inicia segunda edição e prevê mais ganhos socioambientais para Juruti – dessa vez chegando aos distritos de Juruti Velho, Prudente, Monte Sinai e Curumucuri

Da Redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Juruti UP desperta jovens

JURUTI - Um projeto que tem como objetivo despertar o empreendedorismo sustentável entre os jovens, buscando direcioná-los e orientá-los na criação de suas próprias ideias de negócio com foco na floresta, biodiversidade e agricultura. 

A criação de negócios que contribuem com a manutenção da floresta em pé e ao mesmo tempo gerem renda para a população da região são o objetivo da iniciativa, que chega à cidade sob a liderança do Centro de Empreendedorismo da Amazônia com apoio da Alcoa Foundation e parceiros locais.

O projeto também      volta com as equipes da primeira edição, oferecendo a etapa de Aceleração, momento da jornada em que os modelos de negócios serão transformados em negócios reais, recebendo apoio técnico e financeiro para que as empresas atuantes com produtos da sociobioeconomia possam dar seus primeiros passos com segurança.

Em 2023, o Juruti Up traz uma grande novidade: sua      integração ao escopo do projeto Ingá  (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia). O Projeto Ingá apoia a formação de capital humano local para a autonomia da gestão e liderança do território, proteção e conservação de florestas nativas, restauração de áreas degradadas, apoio ao empreendedorismo e a estruturação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do município em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no território.




O Ingá traz instituições parceiras de renome, sua iniciativa é coordenada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa Foundation, da Citi Foundation e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Os parceiros são o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA) e Aliança Bioversity/CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical).

Podem se inscrever no Juruti Up Segunda Edição jovens que tenham entre 18 (dezoito) e 39 (trinta e nove) anos, residentes ou estudantes do município de Juruti, no Pará, que estejam cursando, pelo menos, o ensino médio e que tenham interesse em conhecer mais sobre a Amazônia, região do Baixo Amazonas e suas oportunidades de empreendedorismo sustentável.

No site jurutiup.com.br os interessados podem conhecer o regulamento completo da iniciativa e cadastrar o nome e número de telefone para receber via aplicativo de mensagem o formulário completo de inscrição. As vagas são limitadas e o período para se cadastrar encerra dia 07 de maio de 2023.



“Por conta de suas riquezas naturais, cultura e localização estratégica, Juruti possui um grande potencial de gerar renda, emprego e melhoria da qualidade de vida através do empreendedorismo sustentável.”, diz Raphael Medeiros, Diretor Executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

“Para mim o Juruti Up abriu um horizonte de oportunidades. Hoje sei que posso trabalhar sustentavelmente sem sair do meu município. Todas as atividades que foram feitas durante o projeto me trouxeram muito conhecimento enquanto estudante e também como empreendedora.” diz Carmem Costa, participante da Primeira Edição do Juruti Up.
 
                              
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.
 
Sobre a Alcoa Foundation
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a Alcoa está presente, estabelecendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Nossa estratégia de doações corporativas e esforços direcionados de voluntariado de funcionários estão focados em fazer o melhor para aqueles que vivem e trabalham nos lugares que chamamos de lar. Os esforços filantrópicos da Fundação estão focados no apoio a programas que complementam as iniciativas de sustentabilidade. Trabalhando em conjunto com nossos parceiros sem fins lucrativos, a Alcoa Foundation contribui para programas que protegem e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento de habilidades.
 
Sobre a USAID
A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia e o desenvolvimento sustentável nos países onde atua.
 
 
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade.
Saiba mais em ppa.org.br.
 
Sobre o Citi Foundation
A Citi Foundation tem como objetivo promover o progresso econômico e melhorar a vida da população mais vulnerável ao redor do mundo, apoiando projetos de parceiros com profundo conhecimento local. Os investimentos são direcionados para projetos que promovam inclusão econômica, oportunidades de trabalho para jovens e inovações que fortaleçam comunidades para que se tornem centros econômicos vibrantes.
 
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia.
O Centro é uma instituição amazônica com forte conexão e conhecimento da realidade social, econômica, ambiental, cultural e institucional da região.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp