25/04/2023 às 20h37min - Atualizada em 25/04/2023 às 20h37min

Em Santarém, Seaster promove seminário para discutir práticas de atendimento familiar para povos originários | Portal Obidense

O seminário intercultural segue até a próxima quinta-feira, 27, no Centro Regional de Governo, em Santarém.

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

SANTARÉM - Promover diálogos construtivos que potencializem as práticas de atendimento e acompanhamento familiar a partir da vivência dos povos originários. É com este objetivo que a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realiza, entre os dias 24 e 27 de abril, um seminário intercultural das etnias Apiaká, Arapiun, Arara Vermelha, Borari, Jarakí, Kumaruara, Maytapu, Munduruku, Munduruku Cara Preta, Satere-Mawe, Tapajó, Tapuia, Tupayu, Tupinambá, Wai-Wai, a fim de discutir e aprimorar o acesso aos serviços socioassistenciais ofertados no âmbito da Proteção Social no Sistema Único de Assistência Social, o SUAS. 
 

O evento, que tem como sede o município de Santarém, reúne gestores, técnicos, lideranças indígenas e representantes municipais. A programação é composta por dez mesas temáticas que abordarão temas relacionados aos serviços socioassistenciais da proteção básica, a contextualização e os desafios do atendimento com povos originários, o fator amazônico e a troca de experiências exitosas. 
 

"Nós temos uma história pra contar. Somos um povo historicamente massacrado e continuamos com este massacre até hoje. Por isso a luta não é fácil. Agradeço o convite, pois estar aqui é de grande importância, é um momento para somar a esta luta, e a partir deste evento construir propostas para que o sistema possa nos ajudar.  Queremos que as políticas cheguem para todos e estamos aqui para trazer contribuição e melhorias, seja na saúde, na educação e na assistência. É incluir para não excluir", destacou Irleuza Robertino, liderança indígena da Aldeia Apiaká. 
 

A Seaster vem desenvolvendo ações de apoio aos municípios através de capacitações, e os seminários regionais tem o intuito de incentivar esse encontro intercultural e intersetorial, apresentando os resultados dos trabalhos nos serviços socioassistenciais, encaminhados e executados pelos municípios. 
 

"Quando começamos a fazer esse fortalecimento de encontros nos municípios e a identificar esse público no cadastro único, percebemos que eles estão acessando os serviços da assistência, mesmo que isso não seja visto na prática. A partir daí a proteção social básica atua para mostrar a importância do trabalho intersetorial, com todos os atores sociais. A Secretaria então potencializa as equipes a partir da capacitação e também encaminha as demandas para a 'área trabalho', o que contribui na geração de renda por meio da produção artesanal que já é realizada por eles" comenta o sociologo da Seaster,  Luis Carlos.
 

Além do compartilhamento de experiências eficientes de políticas públicas destinadas às famílias indígenas, o seminário impulsiona o engajamento de gestores e profissionais, a fim de garantir um atendimento eficiente no contexto amazônico, sensibilizando uma política integrada em todo o Estado.
 

Adelcione Silva é assistente social e técnica do CRAS do município de Trairão. Ela participa do evento e frisa que o encontro abre possibilidades a partir desta troca.
 

"É de suma importância que o atual governo esteja dando ênfase para este trabalho, para que os demais governos estaduais e municipais venham também a atender essa população com mais qualidade, já que eles estão presentes em cada município do Pará. Em Trairão nós temos uma lancha e um carro, o que nos ajuda no deslocamos até as aldeias e possibilita esse atendimento. Acredito que a partir desse encontro o trabalho só tende a melhorar", pontuou.  
 

"Esta questão tem sido tratada como prioridade pelo governo federal, e na gestão estadual não é diferente. Temos que reconhecer o significado dos povos originários para a nossa existência, visto que o tipo de desenvolvimento econômico criado em nossa sociedade é contrário à preservação da natureza, a preservação da nossa terra, da nossa identidade. Desejo um encontro produtivo, de todas as informações e das boas práticas realizadas a partir dessa interlocução", concluiu o titular da Seaster,  Inocencio Gasparim. 
 

O seminário intercultural segue até a próxima quinta-feira, 27, no Centro Regional de Governo, em Santarém. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp