17/03/2023 às 10h32min - Atualizada em 17/03/2023 às 10h32min

Raimundo Quilombo foi o convidado de mais uma edição do PodJá | Portal Obidense

Raimundo reside em Vargem Grande / Maranhão, e compartilhou nesse bate papo muitas histórias sobre sua carreira na comunicação

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90



BRASIL - Raimundo José, é um jovem de origem quilombola que desde criança sonhava em ingressar no ramo da comunicação, e justamente através desse sonho o mesmo buscou por meio da simplicidade alcançar seus objetivos, tendo pelo caminho muitos desafios, mas que foram superados a cada dia.


O jovem mora em Vargem Grande - MA, e possui raízes quilombolas pertencente ao Quilombo chamado "Rampa", e junto com suas origens o mesmo exerce um trabalho bem interessante na área da comunicação, sendo comunicador na TV Quilombo e Rádio Rampa FM, que leva as notícias da cidade de Vargem Grande e região, principalmente no que se diz respeito à cultura local.


Portal Obidense  Publicidade 750x90



Sua vontade de levar a informação sempre foi seu foco principal, mesmo sem recursos ou equipamentos adequados, Raimundo dava seu "jeitinho brasileiro", com uma câmera de papelão, microfone improvisado, seu bambu drone e tripé de bambu foram fundamentais para sua caminhada.

Mesmo com todas as dificuldades, Raimundo Quilombo e sua equipe nunca perderam a vontade de comunicar a sociedade, e em 2018 foram premiados com o 1° lugar no Festival de Cinema Móvel de Brasília, um feito que ficou marcado na vida dos envolvidos.

Em 2021 Raimundo Quilombo foi surpreendido com uma visita inusitada em sua TV, isso mesmo, porque no momento em que fazia a sua programação na "Medonha" Rádio Rampa nada mais nada menos que o apresentador global Luciano Hulck apareceu em sua frente, e Raimundo sem entender nada ficou emocionado e sem reação.

Luciano foi até Raimundo com o propósito de mostrar a cultura dos povos Quilombolas da região de Vargem Grande, e ainda convidando o mesmo para uma viajem até o Pará, denominada "Expedição Cachoeira Porteira", que tinha como destino a Vila de Porto Trombetas - PA onde também haviam áreas de povos remanescentes.




Em sua participação no PodJá da última quarta-feira (15), Raimundo falou sobre essa experiência em sua vida.
"A gente sempre acompanhava os programas do Luciano Hulck e sempre pensava "será quem um dia nossos projetos vão estar em rede nacional?", e derrepente ele vem na tua cidade, no teu quilombo, na tua Rádio e aí a gente acaba que ficando sem entender, sem reação. Mas depois de um tempo comecei a compreender e saber que tudo aquilo era verdade e que a expedição seria uma experiência incrível em minha vida." disse Raimundo Quilombo (Comunicador de Vargem Grande - MA).

A gravação dessa expedição aconteceu em outubro de 2021 e indo ao ar em novembro do mesmo ano, com a participação de Raimundo e sua família no palco do Domingão com Hulck, que além de contar a sua história ainda recebeu vários presentes do programa, que consistiam em equipamentos de estúdios que auxiliaram em seu trabalho.

Raimundo ficou conhecido após a participação em rede nacional, no ano seguinte foi convidado a participar de um intercâmbio nos Estados Unidos da América, junto de outras lideranças Afro, que discutiam temas relacionados a comunidade negra.

Quer saber mais sobre a história de Raimundo? Então assista ao PodJá, o PodCast mais acessado da região Oeste do Pará, lá está na íntegra esse bate papo bem legal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp