29/01/2023 às 10h09min - Atualizada em 29/01/2023 às 10h09min

Secretaria de Meio Ambiente autua pessoas e apreende 200kg de jacaré, na área de várzea em Óbidos

Flagrante ocorreu durante fiscalização de rotina dos agentes da Semma na comunidade Poção

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Apreensão de pescado em Óbidos | Fotos: Divulgação/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - Fiscalização dos agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na área de várzea do município de Óbidos, resultou na apreensão de aproximadamente 200kg de carne de jacaré, na comunidade Poção, região do Lago Grande.
 

Os agentes faziam fiscalização, na manhã deste sábado (28), para coibir a pesca predatória no período do defeso de algumas espécies, quando localizaram três homens preparando a carne para consumo.
 
Os homens foram identificados, atuados e responderão a processo administrativo do órgão de fiscalização ambiental.
 
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Diego Santos, o flagrante aconteceu quando os homens estavam tirando a couraça dos jacarés.



 
“Eles estavam retirando a couraça dos animais para, provavelmente, trabalhar depois com a venda e para secar a carne para fazer o piracuí. As pessoas flagradas responderão pelo crime ambiental e pela captura de animal selvagem, que é proibido por lei”, explicou Diego.
 
Os responsáveis pelo crime ambiental foram notificados e devem, nos próximos dias prestar depoimento para que sejam adotadas as medidas administrativas adequadas para esse tipo de crime.
 
Após a apreensão a carne passou por inspeção sanitária realizada pela Vigilância Sanitária, que autorizou a doação. O carregamento foi destinado para as famílias que integram a Associação dos Carvoeiros de Óbidos.
 
A multa para quem pratica esse tipo de crime, segundo a legislação ambiental, varia de R$ 500 a R$ 100 mil, baseado no cálculo que é feito pela quantidade de carne apreendida, quando os animais são encontrados cortados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp