21/12/2022 às 09h36min - Atualizada em 21/12/2022 às 09h36min

Segup reforça ações, reduz a criminalidade nos rios e fortalece a integração entre os órgãos em 2022 | Portal Obidense

Instalação da primeira Base Integrada da Segurança Pública, no distrito de Antônio Lemos, em Breves, está entre as conquistas alcançadas

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará
PARÁ - Investimento nas ações fluviais do estado e o fortalecimento na integração entre os órgãos estaduais e municipais foram algumas das principais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), no ano de 2022. A implantação da primeira Base Integrada Fluvial da Segurança Pública do Estado "Antônio Lemos”, aquisição de mais de 10 novas lanchas, entre elas, a terceira lancha blindada e o novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel estão entre as conquistas alcançadas, no âmbito da segurança pública, ao longo desse ano.

 

“De modo geral nós continuamos realizando muitos investimentos na segurança pública, com todas as Forças, como na troca de armamentos, viaturas e em equipamentos novos e mais modernos. Mais especificamente, em 2022, por meio da Segup, nós continuamos com as entregas de novas lanchas, ultrapassando o número de 80 lanchas em todo o estado, incluindo as blindadas com motores de 350hp, 150hp e 60hp, distribuídas para todas as regiões do estado. Lançamos também a primeira Base Fluvial Integrada de Antônio Lemos, esta que virou referência nacional, da qual, iremos construir mais duas nos próximos anos, nos municípios de Óbidos e Abaetetuba e que também será copiada por vários estados que possuem uma demanda fluvial grande como a nossa”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

 
Segurança Fluvial - Durante o ano de 2022, a Segup incrementou, ainda, as ações policiais nas áreas fluviais do Pará, através da aquisição de equipamentos e lanchas, dentre elas, uma blindada. As lanchas somaram esforços nas mais de 80 embarcações adquiridas pelo Governo do Estado ao longo dos últimos quatro anos de gestão, além de três blindadas.

 
Em junho deste ano, foi instalada também a primeira Base Integrada da Segurança Pública, localizada na região do rio Tajapuru, no distrito de Antônio Lemos, em Breves.
  
 
Com a nova Base Integrada Fluvial está sendo possível reduzir a criminalidade na região e adjacências, o que vem impactando em uma redução de mais de 60% em crimes de roubo a embarcações, bem como à residências  de ribeirinhos. Além de fortalecer a segurança na rota fluvial do estado, em especial da região, a Base funciona também, no apoio à população local que conta com a presença da segurança pública na região, diariamente, atuando no combate à criminalidade, e ainda, na prestação de serviços públicos, como por exemplo, na emissão da Carteira de Identidade (RG) e na orientação à população.

 
Integração - Integração, investimento e inteligência são os principais pontos de atuação da Gestão da segurança Pública, que em mais um ano, conseguiu avançar no fortalecimento das Forças e na integração das equipes de segurança, com ações estratégicas, planejadas e articuladas por meio do Centro Integrado de Comando e Controle, que este ano, ganhou uma versão móvel, após aquisição do equipamento totalmente equipada, com câmeras de videomonitoramento e tecnologia avançada, com objetivo de fixar em locais estratégicos, atuando em grandes operações, como durante o Círio de Nazaré, realizado esse ano, além de monitorar grandes eventos e festividades em todo o estado.

 
“Entregamos esse ano também o CICC-Móvel, um Centro Integrado de Comando e Controle que possibilita acompanhar os acontecimentos no estado do Pará, em especial, nas ações desenvolvidas no interior, para que possamos fomentar, cada vez mais, a integração das forças de segurança, e também, estar presente nos principais eventos. Este ano já atuamos com ele no município de Barcarena, em Belém, durante o Círio de Nazaré e futuramente estaremos com ele instalado em Bragança  e em outros eventos, no qual, será viabilizado a utilização  do CICC Móvel”, reforçou o titular da Segup. 

 
A parceria entre as instituições municipais de segurança também foi ampliada. Este ano mais de três mil coletes balísticos, assim como rádios e equipamentos, foram direcionados aos órgãos municipais de trânsito e às Guardas Municipais presentes em todo o estado. As tropas das Guardas Municipais adquiriram aporte nos equipamentos de segurança. Tudo viabilizado, por meio do Governo do Estado e da Segup, com objetivo de fortalecer e integrar as forças de segurança, estreitando a parceria a fim de combater, de forma conjunta, a criminalidade por todo o Pará.

 
“Conseguimos estreitar uma forte parceria com o município, através da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP), que é um plano de parceria com os órgãos municipais de trânsito e Guardas Municipais. Já fizemos a entrega de mais de 2 mil coletes balísticos para as Guardas Municipais e mais de mil coletes para os órgãos municipais de trânsito, além de doação de rádios  para que possam se comunicar com as nossas equipes, durante as operações integradas. O propósito é que possamos, cada vez mais, investir na integração com os órgãos municipais de segurança, mas também, melhorar a estrutura para a integração dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, por meio de parcerias e aquisição de equipamentos que possibilitem uma melhor estrutura para as tropas que atuam nas ruas em combate a criminalidade”, finalizou Ualame Machado.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp