26/03/2024 às 13h52min - Atualizada em 26/03/2024 às 13h52min

Comitiva do Governo do Pará realiza visita técnica na obra da Base Fluvial Candiru, em Belém

O novo equipamento de segurança pública será mais um reforço para fortalecer as ações desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança e fiscalização na malha fluvial do Pará

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

PARÁ - Nesta quarta-feira, 20, o governador do Estado, Helder Barbalho visitou, junto com a equipe de gestores da Segurança Pública, as obras da segunda Base Integrada Fluvial "Candiru", no Distrito de Icoaraci, em Belém. Os serviços na estrutura da Base Naval que será instalada no município de Óbidos, no Baixo Amazonas, já chegam a 80%, sendo executados por meio da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), com investimento superior a 8,2 milhões de reais.

"Esse é um investimento fundamental para que nós possamos garantir a presença dos órgãos de segurança nas regiões mais distantes. Isto já está acontecendo no Marajó, com a nossa Base Fluvial em Antônio Lemos, que tem demonstrado uma eficácia extraordinária de redução de criminalidade, de apreensão, seja de drogas, seja de crimes ambientais, como também a necessidade de nós podermos estar mais próximos da comunidade local. Com esta base estando pronta, a partir do início de junho, nós estaremos em Óbidos, na região do Rio Amazonas, na fronteira com o Estado vizinho do Amazonas, em uma região que representa certamente hoje um dos maiores desafios de fiscalização como corredor de escoamento para tráfico e para crimes ambientais. Portanto, com esta base que terá a presença dos órgãos de segurança do Estado e federais, órgãos de fiscalização ambiental e tributária, nós estaremos presentes para servir a comunidade, aproximando da sociedade local dos órgãos de segurança, mas, acima de tudo, garantindo paz para a população", afirmou o chefe do executivo estadual.

A Base Fluvial Candiru é a segunda a ser entregue pelo Governo do Estado, com o objetivo principal de ampliar a fiscalização dos órgãos de segurança pública, de forma integrada e contínua, especialmente em uma área considerada estratégica para o enfrentamento da criminalidade no Estado. O equipamento será instalado em um ponto do Rio Amazonas de onde é possível visualizar, de uma margem a outra, todas as embarcações que trafegam vindas do Estado do Amazonas.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o projeto da Base Fluvial é uma estratégia que tem dado certo ao ponto de se tornar referência nacional. Portanto, segue agora em ampliação para atender outras regiões do Pará, como o Baixo Amazonas.

"Esse projeto que nós desenvolvemos no Pará, ele se expandiu pelo restante do Brasil e outros Estados estão também fazendo bases nessa natureza. Assim como nós já temos a Base em Antônio Lemos, no Estreito de Breves, nós colocaremos essa base ainda em junho deste ano, em Óbidos, a base Candiru, pois a partir de mais essa implantação, vamos poder fiscalizar de forma contínua em toda aquela região do Baixo Amazonas, tendo em vista que aquela parte do Rio Amazonas é a parte mais estreita, portanto, também é mais profunda, mas também o principal corredor, seja de logística, mas também de criminalidade. E aí nós estaremos presentes com todos os órgãos de segurança, de fiscalização, para que possamos atuar de forma integrada e poder melhorar cada vez mais a segurança do Pará", afirmou o titular da Segup.

Execução - A obra, está sendo realizada em duas frentes de serviço, uma delas em Belém com a construção naval da obra, que contempla o flutuante principal, ou seja, com toda a sua estrutura física montada, além dos flutuantes intermediários que auxiliarão na sua sustentação na área fluvial, e ainda, as passarelas articuladas que darão acesso até a Base, tanto para as embarcações quanto para a parte terrestre. A outra frente está sendo realizada no município de Óbidos com a fundação da área fluvial, onde a base será fixada, bem como, com a construção no entorno da base onde dará acesso pela via terrestre, com a construção de um terminal de acesso.

Integração - A partir da inauguração da Base Candiru, prevista para o final deste semestre, as ações de segurança e fiscalização serão desempenhadas de forma integrada por agentes da Segup, Grupamento Fluvial, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além dos órgãos de fiscalização como a Secretária de Estado da Fazenda e Adepará.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp