07/12/2022 às 15h52min - Atualizada em 07/12/2022 às 15h52min

Em Óbidos, Pré-Carnaval confirmado e com mudanças; Prefeito afirma que o oficial acontece dentro do padrão | Portal Obidense

A ideia é resgatar a hegemonia do carnaval de rua obidense, evidenciando o símbolo da festa o mascarado Fobó. Primeiro grito de Carnaval será dia 1° de janeiro

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

CarnaPauxis 2023 - Realização e mudanças.

ÓBIDOS – Em quanto a Secretaria de Cultura realiza ações para o Natal e a festa do Ano Novo na Praça de Cultura de Óbidos. O tradicional CarnaPauxis que esteve paralisado nos anos de 2021 e 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Retornará em sua programação normal em 2023, uma excelente notícia, tanto para o folião obidenses quanto para os turistas que visitam Óbidos nessa época do ano e ainda melhor para o comercio local, tanto de serviço como o comércio.

Essa edição de 2023 o CarnaPauxis sofrerá mudanças em seu cronograma com relação ao Pré-Carnaval, bem como quem lembra sempre acontecia aos domingos na Praça da Cultura, já em 2023, a partir do dia 1 de janeiro os blocos realizarão seus "Pré-Carnavais" em seu local de saída do bloco (Bairros).



 
“Decidimos então não levar os pré-carnavais para a Praça. Somos conhecidos por fazer o melhor carnaval de rua da região, nossos blocos originalmente são de rua, por isso, no ano que vem, teremos essa mudança, com o retorno das concentrações dos pré-carnavais nos bairros. Nossa expectativa é que os blocos consigam trabalhar e arrecadar recursos para ajudar nos trabalhos que fazem” destacou Jaime Silva (Prefeito de Óbidos).

Todas as 7 coordenadorias dos blocos oficiais receberam as informações sobre esse novo cronograma, e para tal acerto futuro de qualquer detalhe no pré-carnaval será resolvido na Casa de Cultura com a responsável atual pela pasta.

Jaime Silva também destacou informações sobre o Carnaval oficial que acontece no período de 15 a 21 de fevereiro de 2023.

 
“Estamos em constante diálogo com os nossos deputados e com o próprio governo do Estado, em busca de auxílio financeiro para fazer uma grande festa, digna do tamanho do nosso carnaval. Os aparatos necessários de saúde, segurança pública e todo os requisitos que essa grande festa requer, estão sendo observados, para que possamos melhorar” complementou o prefeito.

Carnaval fora de época

Lembramos que este ano no mês de maio, aconteceu um carnaval fora de época em Óbidos, uma espécie de arrastão conduzido pelo Pai da Pinga, antes de acontecer o carnaval muitos foram contra, porém o arrastão foi um sucesso com milhares de pessoas pelas ruas de Óbidos com show da bandinha Pai da Pinga.

Depois do arrastão o Portal Obidense realizou uma enquete, sendo que 87% das pessoas que participaram aprovaram o carnaval fora de época. Diferente da primeira pesquisa que 53% foram contra e apenas 47% a favor.

O Carnapauxis, a festa do "Mascarado Fobó" é considerado Patrimônio Cultural do Estado do Pará, e já é visto como uma das principais manifestações culturais da região Norte, sempre recebendo elogios como o "Maior Carnaval de Rua da Amazônia".




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp