06/09/2016 às 15h03min - Atualizada em 06/09/2016 às 15h03min

O Cartório eleitoral de Óbidos recebeu as urnas eletrônico para as eleições de 2016.

As urnas chegaram na manhã desta terça feira (06) e estão passando por identificação para serem distribuídas nas zonas eleitorais do município.

Por: Walmir Ferreira

Fotos: Portal Obidense

ÓBIDOS - 191 urnas eletrônicas já estão a disposição do Cartório Eleitoral em Óbidos. 97 urnas serão usadas na zona urbana e 52 na zona rural do município. As máquinas chegaram na manhã desta terça-feira, 06 e passaram por identificação. A urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições, com as seguintes características: resistente, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança.

Dois terminais compõem a urna eletrônica: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.

“Os técnicos vão conferir todas as urnas. Logo mais vamos testá-las e caso houver algum problema com alguma máquina elas serão enviadas à Belém para manutenção por um técnico autorizado para assim retornar ao município.” Disse Milena Nogueira, Chefe do Cartório Eleitoral.

A urna eletrônica somente grava a indicação de que o eleitor já votou. Pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, em respeito à Constituição Federal brasileira, que determina o sigilo do voto.

Três pequenos sinais visuais (LEDs) auxiliam o mesário, informando-o se o terminal está disponível para o eleitor, se já completou o voto e se a urna eletrônica está funcionando ligada à corrente elétrica ou à bateria interna.

Já o terminal do eleitor possui teclado numérico, usado para registrar o voto, e uma tela de cristal líquido, onde aparecem as mensagens que orientam o eleitor para o registro de seu voto.

Caso ocorra algum problema com a urna eletrônica durante a votação, serão adotados procedimentos de contingência para saná-lo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp