23/04/2024 às 13h57min - Atualizada em 23/04/2024 às 13h57min

Sistema de pagamentos do governo é invadido

PF investiga suspeita de desvio de recursos após invasão

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

PF investiga suspeita de desvio de recursos após invasão de sistema de pagamento do governo (Imagem ilustrativa) Foto: Kevin Ku | Unsplash

BRASIL - A Polícia Federal (PF) investiga uma invasão realizada neste mês ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), com suspeita de desvio de recursos do governo federal. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

O Siafi, gerido pelo Tesouro Nacional, é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do governo federal.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a invasão não foi de um hacker, mas de algum usuário que já tinha acesso à plataforma. De acordo com o ministro, o sistema está preservado e a Polícia Federal acompanha o caso para encontrar os responsáveis.

– Tenho informação parcial de que o problema não é do sistema; o problema provavelmente foi de autenticação do acesso. É isso que está sendo apurado. Não foi ação hacker contra o sistema. O sistema está preservado. [Foi] alguém que já tinha acesso [ao sistema] – falou o ministro a jornalistas.

Questionado sobre eventuais valores que possam ter sido desviados, Haddad afirmou que não tem informação e que o caso está sendo apurado. Ele também afirmou que informará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o caso.

Segundo o Estadão, depois da descoberta do caso, o Tesouro Nacional teria adotado uma medida extra de segurança, com acesso restrito, por meio de certificado digital.

Procurada, a Polícia Federal afirmou que “foi instaurado inquérito e as investigações estão sob sigilo”.

 

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp