01/12/2022 às 07h34min - Atualizada em 01/12/2022 às 07h34min

Encerramento da 2° Conferência de Sustentabilidade Juruti-PA | Portal Obidense

No segundo e último dia a programação se estendeu pela parte da manhã e tarde, com atrações culturais, debates informativos e sustentáveis

Por: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90




JURUTI - O segundo dia da Conferência iniciou como previsto na programação estipulada pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com apresentação cultural, mostrando a cultura local, onde a atração de abertura era o levantador de toadas da Tribo Muirapinima Mirim, Victor Diniz, dentro da diversidade, o evento valorizou o artista da terra, uma demonstração da continuidade e apoio cultural do município de Juruti.  



Após a parte sócia cultural, a programação deu vez ao "Painel", local onde parceiros do Instituto falaram sobre as parcerias para o desenvolvimento sustentável na Amazônia, cada tema mencionado o público presente contribuía com perguntas ou informações relevantes para o momento, esse momento serviu também como troca de experiência e novos conhecimentos.


 
A Diretora de Juventude do IJUS falou sobre a importância do jovem estar inserido nesses projetos de sustentabilidade. "A juventude é a parte essencial de todo esse projeto. O jovem está inserido dentro do Instituto Juruti Sustentável, com isso trabalhando em ações e projetos dentro e fora do IJUS, são pessoas de universidades, são jovens do ensino médio, da zona rural e urbana, ou seja, a comunidade juvenil interessada em ajudar na sustentabilidade de Juruti." destacou Rebeca Câncio.

Que evidencia um olhar especial para futuros empreendedores, formando uma geração que se preocupará em manter atividades econômicas sem agredir o meio onde vive.



Outro ponto importante mencionado na Conferência foi o lançamento do "BANJUS", que vem ser o Banco Comunitário de Juruti, e os convidados aproveitaram para falar sobre questões econômicas, investimentos estratégicos e negócios para a comunidade local, isso despertará interesse entre os membros como gerir e gerencia o financeiro de seus pequenos negócios.

A ideia de implantação do Banco Comunitário de Juruti visa ofertar serviços financeiros a comunidade local de forma solidária, organizando a economia local para que o dinheiro possa circular dentro do município, atingindo de forma positiva o pequeno produtor.

Esse projeto de banco comunitário já existe em mais de 150 municípios do Brasil e agora para o mês de dezembro chegará em Juruti-PA, através do banco físico e digital por meio do aplicativo "É Dinheiro".



Ainda seguindo o cronograma, foi levantadas questões sobre a saúde, com foco sobre a Covid-19 e como os órgãos públicos continuam trabalhando para a diminuição dos casos na zona urbana e rural, com a preocupação de sempre estarem abastecidos dos imunizantes.

O final da conferência foi coroado com a entrega dos certificados aos integrantes do projeto INGÁ, uma forma do Instituto agradecer aos que acreditaram que o projeto daria certo.



A edição de número três da Conferência de Sustentabilidade Juruti-PA , já tem data para acontecer, será no mês de novembro de 2023 e contará com uma programação ainda mais interessante do que foi o segundo encontro, assim destacou Deise Melo (Diretora Presidenta do IJUS).







 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp