02/04/2021 às 14h57min - Atualizada em 02/04/2021 às 14h57min

O panorama político do município de Óbidos, no período de 1964 a 1985 | Portal Obidense

Há 57 anos passados, em um dia como hoje (31 de março), ocorreu no Brasil um movimento político militar conhecido historicamente, como Revolução de 1964

Por: Carlos Vieira
Rua: Siqueira Campos - Óbidos - PA Foto: Museus de Óbidos

ÓBIDOS - Movimento Revolucionário de 1964, culminaria com a deposição do Presidente João Goulart, e a eleição indireta do General Humberto de Alencar Castelo Branco, para Presidente da República.

Ao assumir o governo, um dos primeiros atos do novo mandatário do Brasil, foi a extinção do sistema pluripartidário e a implantação do bipartidarismo. Nascia assim a Aliança Renovadora Nacional - ARENA, partido que dava apoio a situação, e o Movimento Democrático Brasileiro - MDB, partido de oposição ao regime recém implantado.

Em Óbidos, o gestor era o senhor Círio Santos, que pressionado pelos militares, renunciou. Círio Santos foi substituído por seu vice, Sr. Antônio Sena Santarém, que logo teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores, sendo reconduzido à Prefeitura, por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, após recursos.

No ano de 1965 foi fundada a ARENA em Óbidos, na residência do senhor Antônio Brito de Souza, onde se fez presente alguns nomes que apoiavam o governo, entre eles: Haroldo Heráclito Tavares da Silva, Vicente Fernandes de Moura, José Carlos Ferrari, Evilásio Santos, Francisca das Chagas Simões Pantoja, Climério Aquino, Francisco Soares de Aquino, Francisco Lobo de Souza, Raimundo Nelson Almeida de Souza, Aluízio Menezes de Barros, Isaac Hamoy, Emanoel Simões Rodrigues, Edgar Pinheiro, entre outros.

No mesmo ano, foi fundado o MDB, entre seus fundadores: Adenyl Paixão Vieira, Isaltino Montes Carneiro, Olga do Amaral Brasil, Ilton Vieira (camarão), Oscarino Araújo, Pedro Valente Soares, Pedro Valente Soares Filho, José da Cruz Teixeira, Olavo Bentes Marinho, Augusto Ferreira, Augusto Vieira, João Florenzano, Manoel Cruz da Silva (Didi), entre outros.

Nas eleições Municipais de 1965, foi eleito o senhor Haroldo Heráclito Tavares da Silva, (na ocasião era Vereador) pela sublegenda da ARENA, que tinha como candidato titular, o senhor Titilo Savino. Haroldo Tavares tomou posse no ano seguinte, permanecendo até o ano de 1968, quando renunciou ao mandato, para concorrer ao cargo de Deputado Estadual, seu vice, o senhor Aluízio Menezes de Barros, concluiu o mandato. A partir de 1969, o Município de Óbidos foi considerado Área de Segurança Nacional, e o povo perdeu o direito de eleger democraticamente seu Gestor.

No mesmo ano, foi nomeado pelo Presidente da República para exercer a função de Prefeito Municipal, o senhor José Carlos Ferrari, Economista, permanecendo a frente do Poder Executivo, por 8 anos consecutivos, quando foi substituído pelo Capitão Raimundo Nonato Barbosa do Nascimento, que havia sido o último comandante militar do Quartel de Óbidos, permanecendo por um período aproximado de um ano. Ao perder a confiança do partido que mantinha o poder, o Capitão Nonato, foi substituído pelo senhor Alcides Martins Tourão Corrêa, Funcionário Público Estadual, que ocupou o cargo por um período aproximado de um ano. No início da década de 80, Alcides Corrêa, foi substituído pelo senhor Haroldo Tavares, Pecuarista, que permaneceu até o final de 1984 ou início de 1985.

Com a saída de Haroldo Tavares, assumiu por um período transitório, o Presidente da Câmara Municipal, o senhor Vereador Raimundo Nelson Almeida de Souza. Com o retorno da Democracia e a consequente queda das Áreas de Segurança Nacional, nas eleições municipais, foi eleito o senhor Zolivaldo Sarrazin Florenzano, Funcionário Público Estadual, para exercer um mandato de 3 anos.

É mister ressaltar que durante esse período de 21 anos, o confronto político no Município de Óbidos, teve como principais líderes: o senhor Haroldo Heráclito Tavares da Silva - ARENA, e o senhor Adenyl Paixão Vieira - MDB, Vereador de oposição durante os 21 anos de regime militar, e diga-se de passagem, Vereador não recebia salário, lutavam por ideal. E assim ficou definido o panorama político do Município de Óbidos, no período de 1964 a 1985.

 
 
*Prof. Esp. Carlos Augusto Sarrazin Vieira: Licenciado Pleno em Pedagogia, Universidade Federal do Pará. Licenciado Pleno em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará. Licenciado Pleno em História pela Universidade Cidade de Guanhães, MG. Pós-Graduado em Pedagogia Escolar pela Faculdade de Táhirih, AM. Pós Graduado em Metodologia do Ensino da História e Geografia na Educação Básica, Faculdade Internacional de Curitiba. Aperfeiçoamento de professores em Filosofia, UFPá, e Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará – IHGP.

LEIA MAIS ARTIGOS DE CARLOS SARRAZIN - CLICK AQUI

 
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.6%
10.1%
1.8%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
33.9%
1.5%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp