08/11/2022 às 08h41min - Atualizada em 08/11/2022 às 08h41min

Conheça fatos sobre a história de Óbidos em 05 tópicos | Portal Obidense

Educação, Festividade religiosa, Marechal Rondon, pobres Lázaros e Saladino Brito

Blog do Pe. Sidney
Pe. Sidney Augusto
Conheça fatos sobre a história de Óbidos
01. Sobre a educação obidense...
 
Em 1921, os alunos da Escola Elementar Mista do Paraná Maria Tereza, foram examinados pelos professores normalistas Cassilda Sampaio Penna Pinheiro e José Barroso Tostes, sob a direção da professora Reginalda Moreira de Souza.
 
O dr. Correa Pinto, Intendente de Óbidos, não se preocupava somente com a instrução pública, mas também incentivava a iniciativa privada. A ideia era de que se estabelece um Colégio com regime de internato e externato que pudesse rivalizar com a educação oferecida nos colégios da capital do Estado. Para isso, o intendente contava com o entusiasmo do professor dr. Modesto Costa com a colaboração do normalista José da Silva Nunes.
 
02. As festividades de São Benedito das flores...
 
Havia em Óbidos uma bonita e tradicional festa de São Benedito das Flores, promovida pelos negros desde a época do império. Contudo, nos primeiros anos do século XX, havia diversos conflitos com os frades franciscanos, pois estes queriam que a festividade fosse feita por pessoas de confiança dos padres enquanto a diretoria da festa não aceitava a intervenção dos mesmos.
 
Em 1921 a diretoria da festividade estava formada pelos senhores: José Araújo, Domingos Fernandes Ramos, José Azevedo dos Santos, Clarindo Pinheiro da Silva e Benedito José dos Santos. Que enfrentaram a resistência de Frei Rogério Voges que, não somente desautorizou a festa como dizia abertamente que os festeiros queriam implantar uma “anarquia de culto”. O frequente impasse entre a Diretoria da Festa e os vigários acabou por um fim na tradicional festividade.
 
03. Uma estrada sugerida pelo Marechal Rondon...
 
Nos anos de 1928 e 1929, uma expedição partiu de Óbidos em direção aos “Campos Gerais da Guiana”. Essa empreitada foi comandada por ninguém menos que o marechal Cândido Rondon. Após manter contato com diversos indígenas bem como com os remanescentes dos quilombos dos Rio Trombetas, o marechal Rondon apresentou ao Governo Federal um projeto de construção de uma Estrada que, partindo de Óbidos, e seguindo no sentido Sul-Norte pudesse atravessar e integrar os “Campos Gerais da Guiana” ao restante do país. O projeto visava facilitar a ocupação da Guiana Brasileira para a criação de gado e exploração de balata (Borracha) e dos castanhais existentes na região.
 
04. A questão dos pobres Lázaros
 
Em 1940, a cidade de Óbidos possuía uma “Sociedade de Assistência aos Lázaros” que vivia em franca atividade. Para conseguir atender seus objetivos, a Sociedade fazia frequentes promoções em prol de angariar recursos para construir um Leprosário que atendesse aos doentes da cidade ou encaminhá-los ao Leprosário da Capital do Estado.
 
05. Sobre o jornalista Saladino Brito...
 
Em 1958 a cidade de Óbidos possuía um jornalzinho de nome “O Amazônico”. Obra do esforço do poeta Saladino Brito. Ele não era somente o proprietário, era o repórter, o redator, o datilógrafo, o impressor, o jornaleiro e, principalmente, o corajoso de fazer distribuir gratuitamente a maioria dos exemplares. O jornalzinho era um órgão “independente, lítero-humorístico e noticioso”, conforme dizia seu cabeçalho. Trazia, em suas oito colunas, notícias e comentários sobre futebol, vida rural, sociedade obidense, publicidade e, também, algumas poesias para saciar o bom gosto literário que possuíam os obidenses.


 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp