03/11/2022 às 09h45min - Atualizada em 03/11/2022 às 09h45min

História de Óbidos, uma viagem em 05 fatos curiosos | Portal Obidense

Educação e saúde, folguedo de Boi-Bumbá, petrógrafos da Serra da Escama, um imortal desconhecido e musica

Blog do Pe. Sidney
Pe. Sidney Augusto
05 fatos curiosos sobre Óbidos
01. Óbidos antes da implantação das escolas públicas...
 
Em 29 de julho de 1829, o ouvidor Geral e Corregedor da Comarca do Pará, Manoel José de Araújo Franco, pediu aos juízes ordinários das Vilas que enviassem um relato da situação em que se encontravam as Igrejas Matrizes, o estado e atendimento da saúde e, também, sobre se havia Escolas Públicas ou Particulares, bem como o número de alunos matriculados em ambas. A resposta do juiz ordinário de Óbidos, Pedro Marinho de Vasconcellos, sintetiza a realidade da região:
 
Não há nesta Villa, nem em seu Districto Escolla Alguma, nem Aulla, apezar das repetidas requizições que se tem feito ao Governo, advertindo, que nem Públicas, nem particulares, nem de menores, nem de maiores estudos; e por conciquencia não existem Allunos alguns, salvo aquelles que seus próprios Pais insinão aquilo que pouco ou nada entendem. Esta falta he bem para lastimar, e que, e ella seacha esta Juventude, vivendo nas trevas da mais crasa ignorância, criando-se, vivendo, eacabando, sem nunca conhecerem os seus inalianaveis direitos e deveres, ao mesmo passo que já mais podem ser uteis á Sociedade, a Pátria [ilegível no documento]... quando esta Villa. E sua População, Comercio, Agricultura; e Civilização.
 
02. Um antigo folguedo de Boi-Bumbá em Óbidos...
 
Não é de hoje que algumas tradições se perdem. Em 1850 havia em Óbidos o folguedo de Boi-bumbá. O interessante é que, segundo uma nota publicada no Jornal “O Velho Brado do Amazonas”, de setembro daquele ano, dizia que este folguedo, dançado por Escravos, era dirigido por dois escravos de nomes Casemiro e Claudino. Acontece que tais escravos eram propriedade do delegado de polícia da então Vila de Óbidos, o bacharel Félix Gomes do Rego, que ameaçava prender na cadeia uma porção de rapazes da “melhor sociedade de Óbidos” só porque estes jogavam carretilhas sobre o Boi-bumbá dançado pelos escravos obidenses.
 
03. O Dr. José Veríssimo e os petrógrafos da Serra da Escama...
 
O médico José Veríssimo de Mattos (pai do imortal e fundador da Academia de Letras, José Veríssimo), quando de sua estadia em Óbidos, fazia frequentes visitas na Serra da Escama. Lá, teve a oportunidade de contemplar os trabalhos deixados pelos primitivos humanos que habitaram aquele lugar, deixando gravado nas pedras a sua passagem por este mundo.
 
O Dr. José Veríssimo fez, em 1866, uma série de desenhos das figuras gravadas nas rochas da Serra da Escama, sendo o primeiro brasileiro (Wallace, que era inglês, já havia feito cópias dos desenhos da Serra do Erere, em Monte Alegre alguns anos antes), a fazer um trabalho deste valor na Amazônia. Seus originais foram, mais tarde, doados ao cientista Frederico Hartt que as usou como ilustração em um de seus trabalhos. O pai de José Veríssimo pode ser, assim, considerado um dos primeiros arqueólogos de terras obidenses.
 
04. Um imortal obidense pouco conhecido...
 
Em 27 de novembro de 1885, nascia na cidade paraense de Óbidos, Benjamim Franklin de Araújo Lima, filho de João Francisco de Araújo Lima e de dona Maria Amélia Mendonça de Araújo Lima.
 
Deixando sua terra natal e dedicando-se aos estudos, Benjamim Lima formou-se em Direito, exercendo as funções de advogado, professor, jornalista e crítico literário. Escritor e teatrólogo, foi membro da Academia Amazonense de Letras, ocupando a cadeira de número nove. Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de janeiro de 1948.
 
05. Atividades musicais obidenses...
 
Óbidos também é terra de bons e inúmeros musicistas. Em 1921 começou a se pensar na organização de uma sociedade musical que pudesse servir não somente como escola de música para a juventude, bem como organizar um grupo musical para abrilhantar as festas cívicas e religiosas do município. A ideia nasceu do musicista Orestre José Ribeiro.
 
Naquele ano, vale ressaltar, as festividades da posse do Intendente Correa Pinto e do novo Conselho de Vogais da Intendência Municipal foi abrilhantado com a banda de música do Colégio São Francisco que executou diversas músicas do seu bem organizado e variado repertório.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp