07/10/2022 às 19h14min - Atualizada em 07/10/2022 às 19h14min

Conheça o projeto Pintura ao Vivo no Largo, todos os domingos das 08 às 12h | Portal Obidense

Participam do projeto mais de 150 artistas de Manaus e interior de várias modalidades: Desenhista, poetas, fotógrafos, pintores, artista circenses, músico, dançarinos, grafiteiro, escultores e pintores

Por: Walmir Ferreira e Gracy Aguia

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Projeto Pintura ao vivo no Largo | Foto: Walmir Ferreira

MANAUS – Com exposição permanente, todos os domingos das 08 às 12h, o projeto Pintura ao Vivo no Largos, volta as atividades após dois anos parado devido a pandemia da covid19, tem como idealizadora a presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas, a escultora e artista plástica Rosa dos Anjos e como patrono Moacir Andrade. Para quem quiser visitar, o local é na Praça de São Sebastião na Rua 10 julho no Centro de Manaus em frente ao Tetro Amazonas e Igreja de São Sebastião.  

O projeto existe há 7 anos, tem como proposta dar oportunidade aos artistas do Amazonas apresentarem suas obras ao público amazonense e aos turistas que visitam o Teatro Amazonas. Além de ter um local onde as pessoas possam ter facilidade para negociar diretamente com o artista.


 
Segundo Rosa no início, foi difícil, devido não ter apoio do município e estado: “Por falta de fomentação, espaço e incentivo resolvemos fazer no largo de São Sebastião, agente foi impedido, com a alegação que era tombado como patrimônio, mesmo assim decidimos ocupar, pois a praça é pública, a arte que vamos fazer, seria um complemento do local, que estava ocioso. Convidamos Moacir Andrade para ser padrinho do Projeto, ele é muito respeitado e sabíamos que ninguém tiraria ele da praça” Revelou Rosa dos Anjos

Inspiração

Esse projeto, foi inspirado em outro projeto que acontece na cidade de Montmartre, França, na famosa Palce du Tertre. Nesta praça pitoresca e muito animada, há cafés com mesas na calçada, restaurantes, e uma exposição permanente com cavaletes de 140 artistas (pintores, retratistas, caricaturistas) que expõem as suas obras e pintam ao ar livre. Rosa, visitou a cidade há 10 anos atrás, para conhecer esse local que é muito visitado por turista de várias partes do mundo, ao chegar lá seu pensamento se transportou para o Largo de São Sebastião. Veja video abaixo


Víde de Rosa dos Anjos na Prala Du Tertre - França - Edição Walmir Ferreira

No local, os artistas realizam as pinturas na hora, conforme o pedido do cliente, conversam e explicam sobre a ação, além de juntos interagirem com os visitantes. Para quem visita, poderá acompanhar apresentação musical e até mesmo dançar como aconteceu com a gente, tentamos um passinho de carimbó.  



Ação

O projeto é uma realidade para vários artistas do Amazonas e agora terá ramificações, com exposição de fotografia dos artistas que participam do projeto, com início no dia 19 de outubro na reabertura do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) que retomará as atividades. O bom é que qualquer pessoa poderá participar basta entrar em contato com o projeto Pintura ao Vivo no Largo.

 
“Com o projeto muita coisa mudou para vários artistas, diversos momentos marcaram o projeto e transformaram a vida de inúmeros artistas, que ganharam visibilidade e conquistaram espaço de destaque em exposições nacionais e internacionais”, afirma Rosa dos Anjos.
Veja vídeo abaixo
 vVideo institucional do projeto - Pintura ao vivo no Lago

Diferente de antes agora Pintura ao Vivo no Largo, tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem a proposta de apresentar mais de 80 artistas, da capital e do interior, com diferentes linguagens e técnicas artísticas. Ouça abaixo



Segundo Rosa dos Anjos, atualmente 150 artistas participam do projeto sendo que mais 500, já tiveram suas obras exposta na Praça de São Sebastião. Bora Andrade (Ubiratam) e Ramoniel Gomes estão todos os domingos no largo e administram uma página no Facebook chamada A Beleza Amazônica, que também divulga o projeto com mais de 259 mil seguidores.














Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp