20/09/2022 às 14h49min - Atualizada em 20/09/2022 às 14h49min

Boto Tucuxi é campeão do festival dos botos no Çairé 2022 | Portal Obidense

A contagem dos pontos ocorreu na tarde de segunda feira (19) no lago dos botos

Derick Souza
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagens Reprodução/Internet
ALTER-DO-CHÃO - A alegria e emoção tomou conta da 'galera linda' do Grupo Sócio Cultural Boto Tucuxi na tarde desta segunda feira (19). Após dois anos sem a realização do Çairé de forma presencial, a disputa no festival dos botos também esteve sem ser realizada.
 
As associações Boto Cor De Rosa e Boto Tucuxi disputaram nos dias 16 e 17 respectivamente, levando para o público um espetáculo a parte da cultura amazônica.

 
O boto campeão levou ao lago dos botos o tema "Amor que faz a tradição" dando destaque ao festival do Çairé e as celebrações que ocorrem na vila de Alter do Chão.




 
As indumentárias, itens, alegorias e até às músicas do 'boto preto' falavam das tradições do Çairé que atravessam séculos de história e cultura.
 
Um destaque da apresentação foi uma grande escultura que foi revelada de dentro da casa de palha, habitação tradicional do interior da Amazônia, de onde surgiu uma enorme escultura articulada do Chuica, homem de grande importância para a história do Boto Tucuxi. E junto com ela, veio a Rainha do Sairé, Valentina Coimbra.
 
Já o boto contrário (Rosa), levou para o público o tema "Macucauá celebrando a vida"; o Cor de Rosa apostou na valorização da cultura dos povos tradicionais e de todo rito tradicional que há séculos é realizado dentro da Festa do Çairé.


 
A agremiação incluiu no seu enredo uma forte mensagem sobre a conscientização em torno da preservação do meio ambiente, mas especificamente nossos rios e florestas.
 
Por fim na segunda feira (19) foi realizada a contagem de votos e com ele veio o tão esperado resultado; consagrando o Boto Tucuxi como campeão do Festival dos Botos com 444 pontos, já o Boto Rosa fica em segundo com 443 pontos.
 
SOBRE O ÇAIRÉ:
 
A Festa do Çairé acontece todos os anos Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém (PA) sempre no mês de setembro, durando cinco dias, começando em uma quinta-feira e terminando em uma segunda-feira. O efetivo período varia a cada ano.
 
Toda a trama e coreografia da festa do Çairé em Alter do Chão é uma manifestação que mistura elementos religiosos e profanos, começando com o hasteamento de dois mastros enfeitados com frutas regionais, no qual homens e mulheres o disputam separadamente, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores do balneário. No último dia, na segunda-feira, ocorre a “varrição da festa”, a derrubada dos mastros e a “cecuiara” (almoço de confraternização), entre outros eventos. A programação termina à noite, com a festa dos “barraqueiros”.


 
Atualmente a festa conserva muito pouco da sua originalidade. Ganhou destaque também com o Festival dos Botões, disputa existente entre o Boto Tucuxi e seu rival, o Boto Cor-de-rosa, cetáceos típicos da América do Sul.
 
 
Veja a tabela completa com a pontuação individual de todos os ítens dos Botos Tucuxi e Cor-de-rosa.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp