22/08/2022 às 19h27min - Atualizada em 22/08/2022 às 19h27min

Canal Angelini apresenta o movimento de retorno das benzedeiras | Portal Obidense

As benzedeiras eram muito comuns nas cidades e faz parte da história do brasileiro

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
CANAL YOUTUBE - Quem nunca ouviu frases e expressões que remetem às benzedeiras/curandeiras? ‘Benzadeus’, ‘Deus te abençoe’, ‘tira quebranto’, ‘alinha espinhela caída’, ‘use galhinho de arruda para tirar o mau olhado`, ‘benza para erisipela’ e tantas outras que só benzedeira ajuda. 
 
As benzedeiras eram muito comuns nas cidades e faz parte da história do brasileiro. Em muitos lugares, era a única pessoa que acolhia e promovia saúde. O Canal Angelini vai mostrar o movimento nacional de retorno da cultura do benzimento. 

 
“Com a pandemia, vários grupos de benzedeiras apareceram na internet se colocando à disposição para ajudar à distância. Pesquisei esse movimento de cursos de formação de benzedeiras e como a cultura da curandeira se fortaleceu, na verdade como foi resgatado porque já faz parte de cultura do Brasil. Dificilmente encontramos pessoas que nunca foram numa benzedeira ou que não tenha uma tia-avó que benzia. 
 
Vamos contar a história da Pâmela Souza, neta, bisneta e tataraneta de benzedeiras, fundadora e facilitadora da Escola de Benzimento e Ancestralidade Florescer Bento, uma Escola que tem como objetivo Resgatar a Arte Ancestral do Benzimento e a Ancestralidade em si, que tem como lema "A minha Espiritualidade me Nutre, mas é a minha Ancestralidade que me Sustenta", conta Cris Angelini. 
 
Pâmela Souza dá continuidade na tradição no ato de benzer e na capacitação de benzedores(eiras) para que estes o repassem para as futuras gerações e essa cultura se mantenha viva como era antigamente. Já iniciou mais de 1900 benzedores e benzedeiras. É idealizadora do Encontro de Benzedores, Rezadores e Curadores de São Paulo. 
 
No programa “Benzadeus com Pâmela Souza”, Cris Angelini vai mostrar a história e os estudos científicos sobre o benzimento, que são bases para que a benzedeira Pâmela Souza realize seu lindo trabalho de resgate dessa tradição. 
 
O programa “Benzadeus com Pâmela Souza” estreia dia 25 de agosto no Canal Angelini pelo Youtube e em podcast pelo Spotify.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp