17/08/2022 às 09h22min - Atualizada em 17/08/2022 às 09h22min

CI pode votar limites à inclusão de perdas não técnicas em conta de luz | Portal Obidense

As concessionárias de energia não poderão cobrar dos consumidores toda e qualquer perda provocada por furtos de energia, erros de medição ou por falta de equipamento

Bruno Lourenço
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado
 BRASIL - O autor, Zequinha Marinho, do PL do Pará, quer estabelecer limites à inclusão das chamadas perdas não técnicas na conta de luz. São os prejuízos causados por furtos de energia, erros de medição, falhas no processo de faturamento, unidades consumidoras sem equipamento de medição. Para Zequinha Marinho, é um absurdo que os consumidores paguem pela energia roubada.
 
Consumidor ganha o pão de cada dia suado tem que dar lucro pra grandes empresas concessionárias de energia elétrica, pagando por perdas não técnicas, quer dizer, os gatos. Os gatos, um erro aqui outro acolá. Até eu consigo gerenciar uma empresa dessas sabendo que se eu errar ou se a minha gestão não for eficiente alguém paga minha despesa.
 
A proposta diz que a Agência Nacional de Energia Elétrica vai fixar um limite para a cobrança dessas perdas. Se uma empresa de energia tiver prejuízos além dessa cota, terá de absorver o custo. O arranjo, segundo o relator, Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, vai forçar as empresas a buscarem formas de combater as perdas em vez de repassarem imediatamente a despesa para os consumidores.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp