10/08/2022 às 19h40min - Atualizada em 10/08/2022 às 19h40min

História e Cultura com a Dança Portuguesa de Óbidos | Portal Obidense

A coordenação da dança que existe a aproximadamente 40 anos conta um pouco da história do grupo e anuncia nas redes sociais que está se organizando para voltar à ativa

Por Derick Souza
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

informações Divulgação/coordenação da Dança
ÓBIDOS - A dança portuguesa, como o nome já diz, caracteriza-se pelo folclore português que varia e toma diferentes formas consoante as diferentes regiões do país. Das muitas danças de folclore que existem, podem destacar-se o fandango, a dança de roda, a valsa de dois passos, a chotiça, o corridinho, o vira e o verde-gaio.
 
De acordo com informações passadas pela coordenadora da dança em Óbidos, Ana Lourdes Bentes, a Dança Portuguesa chegou na cidade presépio em 1982 através das freiras portuguesas que trouxeram a dança para o colégio São José onde existia o grupo G.ACINO. As freiras e ensinavam os passos e quem comandava o grupo era a Alcinete Cativo e a Profª Salete.

 
Nessa época ainda não existia fita cassete, muito menos CD para tocar as músicas que eram tocadas em disco de vinil, quando terminava a música era carregada a agulha e assim a música se repetía até o fim da apresentação.
 
Anos mais tarde a dança passou a ser comandada pelo jovem Josimar Cativo, nessa mesma época a dança era marcada ao som do apito, que um tempo depois foi retirado.
 
O apito foi retirado alguns anos mais tarde a pedido do prefeito que na época era o senhor Haroldo Tavares (in memoria). O mesmo contratou a professora Gracinha para ensinar a marcação sem o apito, que contou com ajuda da brincante Rose Meiry que chegou de Manaus trazendo novos passos.
 
Em 1993 a dança foi entregue para o comando da senhora Ana Lourdes Bentes, que até hoje com o apoio de amigos e familiares mantém viva a tradição da dança que foi considerada o orgulho da cidade presépio.
 
A dança que estava em recesso hoje começa a se preparar para uma nova temporada, onde pretendem reviver os bons tempos da mais tradicional dança portuguesa do oeste do Pará.
 
A coordenação pede o apoio e incentivos daqueles que simpatizam com a dança ou que tem interesse em ajudar.
 
É só entrar em contato pelas redes sociais da dança: biolinky.co/dancaportuguesaobidospa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp