12/04/2022 às 08h09min - Atualizada em 12/04/2022 às 08h09min

Animais mortos foram encontrados na PA-437 | Portal Obidense

Ao total 6 animais bovinos estavam na localidade. Os órgãos de fiscalização investigam o caso

Da: Redação
Animais mortos abandonados na PA-437 em Óbidos - Prefeitura investiga o caso.

ÓBIDOS - Na manhã da segunda-feira (11), órgãos de fiscalização do município de Óbidos receberam denúncias que no quilômetro 11 da PA-437 teriam vários animais da espécie bovino mortos.

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram até o local e constataram a veracidade da denúncia. Seis (6) Animais bovinos encontravam-se em estado inicial de decomposição as margens da rodovia estadual.

Os agentes identificaram que todos os animais possuíam marcas de ferro, o que poderá levar ao dono, tudo foi registrado para que seja investigado e localizado o proprietário dos animais, e posteriormente ele explique qual motivo real de ter descartado os mesmos nessa situação, foi lavrado inquérito do possível crime ambiental com a possibilidade da aplicação de multas.

Após todo o levantamento realizado pelo órgão competente, a Secretaria Municipal de Sanesmento, Urbanismo e Infraestrutura (SEURBI), foram enviados para dar destino aos cadáveres, desta feita abrindo valas e enterrando no trecho onde os animais foram encontrados.





Crime ambiental

Descarte inadequado de animais mortos, além de gerar problemas de saúde, é crime ambiental.

Quem joga animal morto em propriedades particulares ou descartam em sacos de lixos dentro dos latões, demonstram profundo desrespeito tanto ao meio ambiente quanto aos profissionais que atuam na área de limpeza e saúde, além disso, ainda, com o animal que por anos viveu na propriedade de seu dono.

De acordo com a lei, “realizar a desova de animais em terrenos impróprios ou em latões de lixo é crime e enquadra-se no artigo 54 da Lei Ambiental nº 9605/98 e prevê reclusão de um a quatro anos e ainda multa”, informou a prefeitura de Óbidos.

É também um perigo para o meio ambiente, com contaminações, e também para as pessoas, com a proliferação de doenças. Então, a população que ver isso, deve denunciar os infratores junto à vigilância sanitária, de preferência com registro fotográfico se for possível.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp