06/03/2022 às 18h40min - Atualizada em 06/03/2022 às 18h40min

Museu de Óbidos, mais de 30 anos preservando a história da cidade presépio | Portal Obidense

O museu integrado de Óbidos que foi fundado em 2 de outubro de 1985, tem mantido um grande acervo cultural da cidade presépio desde sua fundação

Por Derick Souza e Nicole Vasconcelos

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Museu de Óbidos

ÓBIDOS - A criação do Museu Integrado de Óbidos surgiu com a necessidade de se recuperar e preservar a história e o patrimônio da cidade Óbidos, tradicionalmente pela participação que teve alguns episódios da vida nacional. 

A turma pioneira de Licenciatura em Letras da Unidade Avançada José Veríssimo lançou a ideia, concretizada a 18 de novembro de 1983, com a fundação da Associação Cultural Obidense (ACOB), cujos objetivos permanecem: recuperar o patrimônio, preservar e dinamizar a cultura regional e manter um núcleo museuológico.

Os primeiros passos estavam iniciados. Sem uma sede própria, as reuniões eram a realizadas em residências de associados, sempre seguindo o lema dos inconfidentes. “Embora tarde seremos vitoriosos." Encontraremos alguém que prestigie os nossos ideais, compreendendo que um povo sem história sempre será uma árvore sem raízes, diziam os fundaores.



O mais necessário neste momento seria confiarmos na dignidade dos nossos propósitos. Como dizia Antônio Vieira: “A fé é saber transformar as pedras de tropeços dos caminhos em degraus para subir mais alto".

Esse alguém que tanto esperávamos um dia surgiu. Foi o Prefeito do Municipal da época, senhor Haroldo Tavares da Silva, moço idealista, compartilhando com os anseios da ACOB, adquiriu e reconstruiu o prédio à rua Justo Chermont, 607, mobilhando-o e transferindo-o a referida entidade para nele ser implantado o Museu Integrado de Óbidos, fazendo que um sonho da turma pioneira de Licenciatura de Letras se tornasse realidade.

A ideia da criação do museu se deu também para a população Obidense se conscientizar sobre a preservação da história e da cultura de nossa cidade, portanto espera-se que cada cidadão desta terra adicione sua contribuição a esta obra.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp