19/01/2022 às 07h54min - Atualizada em 19/01/2022 às 07h54min

Equatorial Pará reforça alerta para economizar energia elétrica | Portal Obidense

Se não tomar cuidado a conta de energia extrapola, principalmente nos períodos de férias escolares quando as crianças estão em casa

Da Redação

PARÁ - A pandemia da covid-19 aliada a outras síndromes gripais, tem impossibilitado viagens de muitas famílias paraenses para aproveitarem as férias nesse período do ano.  Embora algumas escolas, já tenham iniciado o ano letivo, muitos estudantes ainda desfrutam do tempo em casa. Com isso, alguns hábitos como o uso intensivo de televisão, videogame e computador acabam contribuindo com um crescimento médio de até 10% no consumo de energia elétrica.

Para evitar susto na conta, a Equatorial Pará recomenda que os consumidores adotem o uso racional da energia, evitando o desperdício, para que não precise abrir mão do conforto. Confira as dicas de como economizar energia quando a garotada toda passa o tempo em casa:

VIDEOGAME

Cerca de 31,3% (entre 1 e 3 horas) vai pra conta. Companheiro indispensável no mundo moderno, o aparelho desequilibra o orçamento doméstico se usado em excesso. Em 4 horas diárias durante metade do mês, um videogame tem consumo médio mensal de 1,44kHw, segundo dados do Procel.

Para evitar a conta no vermelho, é preciso utilizar menos vezes o equipamento e controlar também as horas de jogo da garotada. Não se esqueça também de desligar o videogame após jogar, sem deixar o aparelho em modo de espera. Afinal, mesmo em standby, ele consome energia.
                                                                                                          
AR-CONDICIONADO

É considerado um dos principais vilões deste período do ano. O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado não deixar o ar-condicionado ligado em ambientes vazios; mantenha as janelas e portas fechadas quando ele estiver funcionando; ajuste para temperatura confortável (cerca de 23° C); utilizar a função timer (temporizador) ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento.


 
TELEVISÃO

Representa em média 15% da conta. Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente.
 
CARREGADOR DE CELULAR

 Consome em média, 0,26 watt quando não está sendo utilizado. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na sua conta de luz. Mais acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar um gasto de 10% ou mais do custo da sua fatura de luz mensal.
 
GELADEIRA
É responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior.  Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não utilize a geladeira próxima às paredes ou ao fogão.  Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.
 
ILUMINAÇÃO DA CASA

Abuse da luz natural. A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%, além de durar cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.
 
Como calcular o consumo

Para calcular o consumo de qualquer eletrodoméstico ou eletrônico em casa, basta checar a potência do aparelho. Essa informação é dada pelo fabricante nos manuais e nas embalagens dos produtos. Para calcular o consumo, é só multiplicar a potência pelo tempo de funcionamento em horas.
 
Para o líder da área de Eficiência e Inovação da Equatorial Pará, Willian Melo, a economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto. “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente. Nesta época do ano, é necessário que todos se conscientizem da importância de modificar os hábitos domésticos”, alerta.
 
Para não ter aumento na conta de luz, a Equatorial Pará recomenda que os consumidores adotem o uso racional da energia, evitando o desperdício, para que não precise abrir mão do conforto.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp