25/06/2016 às 15h00min - Atualizada em 25/06/2016 às 15h00min

Ancestralidade rege a 1ª noite do Garantido

Neste sábado (25), o Garantido abre a noite, com o espetáculo 'Tradição e Fé'.

Por Édria Caroline
Domingos Raposo

PARINTINS - O Garantido abriu a primeira noite do 51º Festival Folclórico de Parintins fazendo uma grande homenagem aos indígenas, com o pajé, André Nascimento, saudando todas as tribos.
O espetáculo `Ancestralidade` deu início com o ritual `Karajá`, que recriou um dos mitos mais recorrentes da humanidade: a visão do fim apocalíptico e do renascimento. O pajé André Nascimento reapareceu, desta vez, para concorrer ao item de número 12.

As toadas `Os Camisa Encarnada` e `De Coração` animaram a galera vermelha e branca, que interagiu durante o espetáculo. A celebração folclórica, que exaltou diversas culturas, trouxe a sinhazinha da fazenda, Djidja Cardoso, a porta-estandarte Daniela Tapajós e o dono da festa encarnada, o boi-bumbá Garantido. O auto do boi também foi encenado, com pai Francisco, mãe Catirina e Gazumbá.
Sebastião Júnior, levantador de toadas do Boi Garantido, encantou todo o público presente, interpretando a toada `Celebrar`, que concorreu ao item de número 11. A rubra rainha Isabelle Nogueira surgiu da figura típica regional `Caboclo Sacaca`, e evoluiu ao som da toada `Terra Brasileira.

O último ato da noite ficou por conta da lenda amazônica `Monstro Yapuritã`, que trouxe a cunhã-poranga Verena Ferreira. Muita correria no fim da apresentação por conta do cronômetro. Mas o bumbá conseguiu sair com 2 horas 30 minutos e 52 segundos de apresentação.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp