07/12/2021 às 10h41min - Atualizada em 07/12/2021 às 10h41min

Moda sustentável do Pará é atração em evento cultural na Itália | Portal Obidense

Estilista paraense apresentou looks feitos a partir da reutilização de uniformes que seriam incinerados; as roupas eram de eletricistas, doadas pela Equatorial Energia

Da Redação Portal Obidense

PARÁ - Uma coleção de roupas totalmente sustentável representou o Brasil no evento internacional “MAS”, que ocorreu no último sábado (04) em Pisa, na Itália. O encontro é promovido pelas associações italianas Mani ative, Anastácia Fashion e Società Operaia Cascina, e reúne exposições de cultura artesanato e moda de várias partes do mundo. Na ocasião, o estilista paraense Tony Palha apresentou o conjunto de roupas que foram sucesso neste ano, no evento “Pará Virou Moda”, que foram produzidas a partir de peças de uniformes em desuso, e que seriam incineradas, dos eletricistas parceiros da Equatorial Energia Pará.

A reutilização possibilitou que o vestuário de trabalho se transformasse em artigos de alta-costura pelas mãos do premiado estilista.  Os looks foram confeccionados manualmente por 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo projeto Pará Virou Moda.  Ao desfile italiano, foram levadas 18 peças, onde modelos de toda a região da Europa riscaram a passarela ao som de Dona Onete com vestidos longos, curtos, mídi, com aplicação de estampas, desenhos e recortes diferenciados que abusaram das peculiaridades dos tecidos dos uniformes.





Pode-se dizer que Tony Palha é expert no segmento de trabalho que apresentou em território italiano. Atuando na moda desde a década de 80, ficou famoso por fazer um icônico vestido de noiva usando sacos de lixo tingidos de branco. O vestido ecológico rendeu prêmios ao artista, que já expôs seu trabalho no African Fashion Show, na Suíça, desfile organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004.

 
Durante a pandemia da Covid-19, Tony Palha retornou à Belém e iniciou uma parceria de trabalho com produtor cultural Tiago Gomes para apresentar a beleza das criações amazônicas de forma sustentável. “Eu e o Tiago vimos que a Equatorial Energia doava os uniformes antigos para a Fábrica Esperança, uma entidade paraense que trabalha com ressocialização dos egressos do sistema penal. Então resolvemos transformar esse material em moda casual, roupa para usar no dia a dia. E foi assim que começou o projeto”, relembra Tony.

Ainda nesta semana, a coleção será fotografada em um editorial de moda para uma revista em Roma, ganhando ainda mais visibilidade internacional. Sobre apresentar a coleção na Itália, o estilista ressalta o importante papel de colocar a sustentabilidade em evidência.
 
“Acho que hoje em dia ser fashion é ser sustentável, utilizando as coisas de forma eficiente em sem desperdícios. E estamos muitos honrados de poder ter levado para o mundo esse trabalho que considero essencial e que dialoga de forma direta com o conceito de reaproveitamento para transformar as coisas em algo belo”, avalia o estilista.

PROCURA POR MODA SUSTENTÁVEL - As peças que seriam incineradas pela Equatorial Energia Pará totalizavam cerca de uma tonelada de uniformes de colaboradores parceiros. Esse número evidencia o potencial que a sustentabilidade pode ter no universo fashion. De acordo com um estudo realizado este ano pela Economist Intelligence Unit (EIU), as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos. Englobando mais de 54 países, o estudo aponta que, no Brasil, os tuítes relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.
 
Para a analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, é um dever ter interesse por essa pauta. “É importante que tenhamos consciência de que nossas ações interferem de forma direta no meio em que vivemos. E uma ação dessas, em que reaproveitamos materiais de forma assertiva, pode ter um impacto bastante positivo em algo gigante como a indústria da moda”, finaliza Michelle.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.2%
10.3%
1.7%
0%
0%
15.1%
1.7%
0.6%
33.3%
1.7%
3.7%
4.8%
2.6%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp