01/12/2021 às 13h37min - Atualizada em 01/12/2021 às 13h37min

Você sabe o que é Desalentado? Te convidamos para conhecer uma arte diferente de sobreviver | Portal Obidense

Pessoas “invisíveis”, que lutam para sobreviver atuando dentro dos ônibus da capital do Amazonas. Eles se readaptaram usando a arte e o Marketing para convencer passageiro a comprarem seus produtos

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90





AMAZÔNIA – Uma realidade vivida por usuários de transporte coletivos nas grandes capitais do Brasil – O documentário feito por alunos de jornalismo da UniNorte em Manaus denominado “Desalentados – Cada Platafrma Uma História”, mostra a realidade do trabalho informal.  

A obra chama para reflexão e discussão sobre um tema que devido à pandemia, que foi muito bem colocado no início da obra, de forma rápida, evidenciou o drama de uma grande massa da sociedade que está fora do mercado de trabalho e desistiram de procurar emprego.

O documentário jornalístico retrata a história de uma minoria formada por jovens e adultos, pessoas de várias religiões, imigrantes, artista de rua, entre outros que atuam dentro dos ônibus coletivos de Manaus no Estado do Amazonas, em busca de sobreviver ao cruel momento aonde o Brasil chega a 14 milhões de desocupados e 6 milhões de desalentados.

Usando imagens do cenário de Manaus, cidade que entrou em colapso total no período hostil da pandemia, com dados estatísticos e fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que realiza pesquisa sobre a população brasileira, os alunos despertam um olhar para vários problemas sociais, falta de políticas publica, segurança, saúde. Educação procura especialista para falar do tema, vislumbram uma possível solução, conectando ao problema enfrentado pelos Estados Unidos na época da depressão.

Essas minorias, sem representatividade, se adaptaram e se transformaram em super vendedores, com apresentação de seus produtos planejada, e de forma clara para que os usuários possam entender e encoraja-los a comprar, junto com a parte artística realizam performance no interior dos veículos transformando em palco para cantarem e falarem de sua vida e sua realidade, ai está uma grande história, pessoas que sem acesso à internet e pobreza tecnológica, ficam impossibilitadas de realizar projetos para conseguir recursos do governo para fomentar sua arte, habilidade e técnica.

O documentário mostra a realidade de pessoas que vivem em um universo invisível aos olhos de muita gente: vendedores ambulantes e artistas de rua que ganham a vida em lugares públicos, mas que nem sempre são notados pelo público ali presente.

Tenho certeza que após você assistir ao documentário, irá se emocionar com realidade versos sonhos, que eles entendem que nunca realizarão. Você enxergará esses ambulantes como pessoas, cidadãos que merecem e precisam de oportunidade e atenção.





 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp