22/09/2021 às 16h04min - Atualizada em 22/09/2021 às 16h04min

O ninho gigante de um tecelão sociável na Namíbia | Portal Obidense

Provavelmente a estrutura mais espetacular construído por várias aves. O tecelão Sociable (Philetairus socius) é uma espécie de ave da família do tecelão encontrada na África do Sul, Namíbia e Botswana

Por: Márcia Molina
Foto: O diário visual de viagens de Vie & Edo.
MUNDO - Esta espécie constrói grandes ninhos comunitários compostos que se assemelham a cabanas, completos com um telhado inclinado de palha que derrama a chuva.
Esses ninhos são as maiores e mais populosas casas na árvore do mundo, com algumas pesando até uma tonelada ou mais e medindo até 6 metros de largura e 3 metros de altura.
 
Construídos em torno de estruturas grandes e robustas, como acácias ou, às vezes, até postes de telefone, os ninhos fornecem abrigo da luz solar direta, chuva, seca e frio.
 
Eles são grandes o suficiente para abrigar mais de cem pares de pássaros, consistindo de várias gerações ao mesmo tempo.
 
Cada casal reprodutor tende para seu próprio compartimento com sua entrada privada e forra o interior com material vegetal macio e felpudo.
 
Essas entradas são compactadas juntas e, quando visto de baixo, o ninho comunitário tem uma aparência de favo de mel.
 
Essas aves estão constantemente fazendo melhorias em suas casas, adicionando novas câmaras de nidificação, e alguns ninhos permaneceram ocupados por mais de um século.
 
Grupo de Divulgação de Estudos: Ciências e Afins: https://www.facebook.com/groups/320662222359793/?ref=share


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp