21/06/2021 às 21h35min - Atualizada em 21/06/2021 às 21h35min

Pirarucu de 2,9 metros é capturado no Amazonas e chama atenção | Portal Obidense

Após a captura, o corpo do animal está sendo conservado em um frigorífico

Por: Walmir Ferreira
Inf. Aventura na História

JAPURÁ - Na ilha de Mameloca, município de Japurá, ribeirinhos revelaram um episódio impressionante. Acontece que um pirarucu, peixe gigante, com 2,9 metros e 220 quilos foi capturado.
Conforme repercutido pelo portal de notícias G1, os pescadores, que tem o manejo da espécie como grande atividade econômica, acabaram enviando o animal gigante a Secretaria de Produção Rural do Amazonas.

A captura citada pelos pescadores não é atual. O episódio se deu em novembro de 2020, sendo o peixe levado para Manaus em outro momento.

"Não encontrei outro peixe capturado que se aproxima deste tamanho", disse Renilton Solarth, engenheiro de pesca, conforme repercutido pelo G1.

Como explica o portal BNC Amazonas, a pesca de manejo compreende uma técnica que ganhou vida no Amazonas e ajudou a tirar a espécie citada na reportagem da mira da extinção. Foi assim também que os cardumes aumentaram em volume e tamanho. 

Verdadeiro gigante

O animal chama atenção dos mais curiosos, afinal, seis homens precisaram se mobilizar para carrega-lo. Com a cabeça apresentando 69 centímetros e uma nadadeira peitoral contando com 40 cm de comprimento e 30 de largura, o animal é um verdadeiro gigante das águas.

Diante de suas características, o pirarucu está armazenado num frigorífico. 'Atualmente, estamos buscando parceiros para não deixar se perder essa relíquia', explicou Solarth. 

Congelado e sem apresentar as vísceras, o corpo do animal teve o futuro definido.

Secretaria de Produção Rural do Amazonas tem o objetivo de conseguir a descrição, identificação e classificação do peixe. Assim, ele poderá ser exposto. Para isso, será necessário apoio.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp