06/06/2016 às 14h58min - Atualizada em 06/06/2016 às 14h58min

29º Festival do jaraqui movimentou a cidade no fim de semana

Com mudanças no formato do tradicional evento, o festival do peixe símbolo dos obidenses atraiu um bom público durante os dois dias de programação.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – O Festival do Jaraqui atraiu milhares de pessoas para a Rua Siqueira Campos em frente a cidade de Óbidos, no domingo (5), durante o segundo dia do 29º Festival do Jaraqui, evento tradicional que integra o calendário oficial de eventos do município de Óbidos. A direção da Associação Cultural Obidense (ACOB) em conjunto com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, entidades que organizaram o evento, mantiveram a tradição de festejar a fartura no período da piracema do jaraqui, peixe símbolo dos obidenses.

A cerimônia de abertura do festival, foi diferente dos anos anteriores, uma seresta a bordo do ferry boat Obidense III, levou centenas de pessoas para uma agradável viagem pelo rio Amazonas, até a cidade de Oriximiná. O evento atraiu a atenção do público que lotou a embarcação e foi presenteado com músicas de qualidade ao comando do grupo Circuito de Bar, de Santarém.

A seresta encerrou por volta das 5h30 de domingo, com o retorno do ferry boat ao porto da cidade.

No domingo a população lotou a Rua Siqueira Campos e a orla em frente a cidade, o almoço das famílias obidenses foi a beira do rio, e o prato principal não poderia ser outro, o jaraqui, que foi servido de diversas formas: frito, no tucupi e no escabeche. Pratos feitos com o jeito peculiar da culinária obidense.

A banda Forrozão Mistura Show e a cantora Lucinha Paraense, foram as atrações do segundo dia do festival.

Com uma temperatura elevada na ensolarada tarde de domingo, o público aproveitou o retorno do evento para frente da cidade e se refrescou nas águas do rio Amazonas. Outros se divertiram em passeios de caiaques e lanchas.

A escolha da rainha do festival foi o ponto alto do evento, as candidatas Brenda Florenzano representante da Quadrilha Brincando de São João, Luciane Pinto representando a Escola Felipe Patroni e Eliane dos Santos representante da quadrilha Explosão Junina, mostraram a beleza da mulher obidense.

A candidata Brenda Florenzano foi escolhida a rainha do festival do jaraqui 2016, Luciane Pinto ficou em segundo lugar e Eliane dos Santos em terceiro lugar. “Estamos muito felizes com a participação do público. Gostaríamos de agradecer a todos que apoiaram o festival do jaraqui. A ACOB e a Santa casa cumpriram o seu papel de valorizar a nossa cultura e os nossos artistas locais”, afirmou Regina Figueira, representante da Associação Cultural Obidense.

Visitantes das cidades vizinhas como: Oriximiná, Santarém, Juruti e até de Alenquer vieram passar o final de semana em Óbidos para prestigiar um dos maiores festivais culturais da região oeste do Pará. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp