27/05/2016 às 18h07min - Atualizada em 27/05/2016 às 18h07min

21º EXPOFAO será realizada no período de 26 de junho a 3 de julho

Sindicato Rural de Óbidos já está trabalhando nos preparativos para o evento que esse ano terá uma programação diferente.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS ­– A Exposição Feira Agropecuária de Óbidos (EXPOFAO), será realizada no período de 26 de junho a 3 de julho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Óbidos (SRO), entidade da classe patronal que promove a feira, considerada uma das mais tradicionais da região oeste do Pará.

O evento que em 2016 chegará a sua 21º edição, será aberto oficialmente com a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade, com a chegada no final da manhã do dia 26 de junho no parque de exposições. A programação da feira foi reajustada, por conta das dificuldades que os criadores estão enfrentando para trazer os animais para exposição, por conta disso somente a partir do dia 29 de junho os animais de raça chegarão as baias do parque.

Ocorreram alterações também na realização das tradicionais provas de laço, argolinha e a prova do tambor, que também só serão realizadas a partir do dia 29. “Mesmo com as dificuldades a feira será

realizada da melhor forma possível, nós já formalizamos o convite a todos os sindicatos da região oeste do Pará, para participarem da nossa programação. Não poderíamos deixar de realizar esse que o evento mais tradicional da região, e que vem sendo realizado a 21 anos ininterruptamente”, disse Giovanni Giordano, presidente do Sindicato Rural de Óbidos.

Assim como nos últimos anos, o rodeio está descartado pela coordenação, por conta dos altos custos para trazer a tração. Quanto a programação dos shows, o sindicato ainda está acertando o contrato com a empresa que ficará responsável pela contratação das atrações.

Embora o evento tenha sofrido algumas alterações por conta da crise, estão mantidos para a edição deste ano a realização do leilão de elite no dia 2 de julho, e a corrida de cavalos, coordenada pelos Amigos da Velocidade, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho, encerrando a programação da 21º EXPOFAO.

O parque de exposições já está recebendo os serviços de manutenção e adaptação dos espaços para receber os stands e as demais estruturas. A infraestrutura está sendo recuperada através de uma parceria entre o Sindicato Rural e a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB).

Geração de Negócios

A expectativa quanto ao geração de lucro para os criadores que participarão da feira, segue a mesma cautela do momento difícil para a economia local. O presidente do sindicato prefere não fazer previsões quanto aos negócios.

Mesmo com um bom público, a feira rendeu pouco mais 100 mil reais em negócios em 2015. “Nós sabemos que esse valor é pouco comprado a tradição e a grandeza do evento, mas nós temos outros fatores que incentivam a realização deste evento, como o melhoramento genético do nosso rebanho, e o reconhecimento dessa evolução por criadores vindos de outras regiões, o que tem possibilitado bons negócios para os nossos criadores”, finalizou Giovanni.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp