31/03/2021 às 13h41min - Atualizada em 31/03/2021 às 13h41min

Em Manaus vacinação de pessoas de 55 a 57 anos com comorbidades inicia nesta quarta-feira | Portal Obidense

Diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia, são algumas das comorbidades de pessoas para vacinação.

Texto – Andréa Arruda / Semsa
Fonte: Semsa
Foto – Marcely Gomes / Semcom
MANAUS - As pessoas de 55 a 57 anos com diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia, podem procurar, a partir desta quarta-feira, 31/3, um dos sete pontos de vacinação da campanha municipal contra a Covid-19 para receber a primeira dose da vacina. De acordo com o prefeito David Almeida, a antecipação tem o objetivo de acelerar a imunização em Manaus, utilizando a capacidade máxima dos postos de atendimento.

 A vacinação do grupo de pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, começou a ser executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última segunda-feira, 29, com o atendimento de uma idade por dia, em ordem decrescente, até o próximo sábado, 3/4.
“Nesses dois dias vimos que o movimento nos postos foi menor do que o esperado e que é possível fazer a vacinação de todas as idades ao mesmo tempo, para que a gente consiga vacinar mais pessoas em menos tempo, acelerando a proteção da população contra o novo coronavírus”, ressalta o prefeito.
 
Para facilitar o acesso dos usuários, a Semsa vai atender as pessoas agendadas pelo Imuniza Manaus e também aquelas que ainda não se cadastraram no sistema ou ainda não tiveram a confirmação do agendamento. A orientação é que os não cadastrados busquem o ponto de vacinação mais próximo da sua residência.
   
Para ser vacinado é necessário apresentar laudo (original e cópia) que comprove uma das três condições de saúde exigidas para esta etapa da campanha (diabetes, obesidade ou comorbidades), além de documento de identificação com foto e CPF. Os portadores de diabetes que não tiverem laudo, devem levar a receita médica (também original e cópia) em papel timbrado do SUS ou da rede particular.
Como medida de simplificação, a Semsa também estabeleceu que a declaração de comprovação de obesidade mórbida pode ser emitido por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico, por exemplo, que ateste o IMC do paciente dentro do critério exigido.

As pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina também devem procurar um dos postos de vacinação ao longo da semana. Só não devem se vacinar as pessoas que estiverem com alguma doença na fase aguda. Estas devem aguardar a recuperação total. No caso de Covid-19, é preciso aguardar 30 dias após os primeiros sintomas para ser vacinado.

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia. A secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, afirma que, com o recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde, a campanha vai avançar até contemplar todas as idades com essas comorbidades.
 
“Primeiro as três, escolhidas por apresentarem os maiores índices de internação e morte de pacientes com Covid-19, e na sequência as demais, cobrindo toda a faixa etária de 18 a 59 anos, conforme estabelecido pelo plano nacional de imunização”, explica Aline, ressaltando que o total de pessoas apenas com as três comorbidades deve ser maior que 600 mil em Manaus, de acordo com os sistemas de informação disponíveis.
   
São 22 as doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19. Ao acessar a janela “Comorbidades” no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) o usuário tem acesso à lista e à explicação técnica de cada uma delas.
 
Novo Calendário de vacinação – até 03/04/2021:

Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos
Comorbidades da fase atual da campanha:

Diabetes mellitus
Obesidade mórbida
Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias epericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
 
Pontos de atendimento das 9h às 16h:
Zona Norte
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandu, 119, Cidade Nova
 
Zona Sul e Centro-Sul
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222, Crespo
 
Universidade Paulista (Unip)
Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro
 
Universidade Nilton Lins
Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi/AM
Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José
 
Zona Oeste
Balneário do Sesc/AM
Avenida Constantinopla, 288, Alvorada
 
Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)
Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp