06/02/2021 às 11h58min - Atualizada em 06/02/2021 às 11h58min

Profissionais de saúde orientam a população para se prevenirem do Coronavírus em Óbidos | Portal Obidense

Enfermeira Herbene Belicha e Dr. Cléo, falaram sobre os pontos importante contra a Covid-19 afirmando o efeito de cumprir as orientações

Por Ezequiel Silva
Reportagem Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Dr. Cléo e Herbene Belicha | Foto: Marcelo Luiz

ÓBIDOS - Na tarde da Sexta-Feira (05) uma coletiva foi realizada na Casa de Cultura em Óbidos, o assunto foi para falar sobre o impacto da Covid-19 no Sistema de Saúde Obidense, foi discutido, como a população pode contribuir para combater a disseminação do novo Corona Vírus no Município.

A enfermeira Herbene falou sobre os boletins diários que foram relançados e sobre a importância da população de se conscientizar: “A realidade não é só a de Óbidos, toda a região do baixo amazonas, Oeste do Pará está em bandeira preta, nós estamos passando junto com nossos municípios vizinhos por um momento muito difícil, iniciamos a emergência em saúde pública, mas com os esforços de todo estamos tentando superar essa situação, ao longo dessa semana registramos 247 novos casos, pelo olhar da população ainda não dá para falar que estamos melhorando, as medidas que relacionamos agora elas irão ter reflexo daqui para 14 dias, então estamos vivendo o reflexo de tudo o que aconteceu entre a última semana de Dezembro ao mês de Janeiro, então é importante ressaltar isso, porque as pessoas esperam efeito imediato e os reflexos da covid elas não são percebidos imediatamente.” disse  Enfermeira Herbene.
 
A efermeira ainda ressaltou sobre a importância da população de tentar cooperar nesse momento de isolamento, principalmente de pessoas que tentam burlar o isolamento social, organizando festas clandestinas, torneios, Bares e Lanchonetes funcionando de forma ilegal, a própria população pode denunciar e ajudar a combater a propagação do vírus.
 
Dr. Cléo falou sobre as medidas de isolamento, e relembrou sobre os devidos cuidados ao sair de casa: “O que é importante hoje, que mantenhamos todas aquelas medidas que foram relatadas de distanciamentos sociais lá no início da Pandemia, de usar máscara e de sair de casa só em extrema necessidade.” Um o médico.
 
Dr. Cléo relatou sobre a negativa da doença, ou seja sobre as pessoas que se recusam a aceitar que a Covid-19 é um vírus que pode causar complicações ou até mesmo levar a óbito: “Outro fator muito importante é a negativa da doença, é pessoa que acham que nele não irá aparecer  a doença, como se ele fosse melhor do que os outros, vale ressaltar que o corona vírus não poupou ninguém, exemplo: deu no Presidente do Brasil, no Governador do Estado e no Prefeito da Cidade, ou seja a doença pode comprometer qualquer pessoa independentemente de qualquer pessoa, seja Idoso seja Criança seja Jovem.” disse Dr. Cléo. Veja abaixo no ao vivo



 
Dr. Cléo Lembrou que se a pessoa sentir os sintomas, deve imediatamente procurar o atendimento médico, porque quanto mais cedo, será mais ágil o tratamento.

Em meio aos assuntos comentados também foi abordado sobre a vacinação dos idosos a partir de 80 anos da Zona Rural, a vacinação contra a Covid-19 aos Idosos nessa faixa etária da Zona Urbana iniciaram na Segunda-feira (01) e encerrou na Quinta-Feira dia (04) nos bairros da cidade.

Neste sábado o prefeito de Óbidos, Jaime Silva anunciou a criação da uma unidade de atendimento para o enfrentamento da Covid-19 em Óbidos, que vai funcionar a partir de segunda-feira (08) no prédio da escola Madalena Printes. Veja vídeo abaixo





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp