19/01/2021 às 11h19min - Atualizada em 19/01/2021 às 11h19min

Prefeito delegado Fonseca esclarece vacinação contra covid-19 em Oriximiná | Portal Obidense

Campanha inicia nesta semana para profissionais da saúde e indígenas

Por: Eli Junior

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Prefeito de Oriximina na reepção da vacina | Foto: Eli Jr.
ORIXIMINÁ - A chegada das doses da vacina contra a Covid-19 gerou grande expectativa na população brasileira. Em Oriximiná, o pouso da aeronave foi recepcionado pelo prefeito Delegado Fonseca, pela equipe de profissionais da saúde e Polícia Militar, responsável pela escolta das doses.

Ao todo, foram destinadas 1780 doses da Coronavac para o município de Oriximiná, nesta primeira fase da campanha de vacinação. A estratégia montada pela equipe da saúde segue um rigoroso planejamento de imunização dos profissionais considerados na linha de frente de enfrentamento à doença.


No domingo, 17 de janeiro foi aprovada a vacina pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Inicialmente, estava previsto para a primeira fase de vacinação 935 doses para os profissionais da saúde. O número reduzido fez com que a secretaria Municipal de Saúde elaborasse um novo planejamento de vacinação. Ao todo, 330 doses serão voltadas aos profissionais da saúde e 1450 aos povos indígenas.

Não há uma previsão para a segunda fase da campanha, até o momento.



"A vacina é uma grande ferramenta de combate, hoje à Covid-19. Mas, é imprescindível que todos possamos continuar com as medidas de prevenção ao usar máscaras, álcool em gel para higienizar as mãos e evitar aglomerações." Informou Carlos Beta, coordenador de Vigilância epidemiológica.

"Hoje, todos na atenção básica ou hospitalar são extremamente importantes. Ontem, recebemos a informação da destinação das doses da Coronavac para o município de Oriximiná. Esperamos que todos os profissionais da saúde sejam vacinados. Esses profissionais estão na linha de frente." Esclarece Rayane Santos, secretária de Saúde.

Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais dos hospitais, local onde ocorrem mais internações. A Vacina coronavac foi aprovada pela Anvisa e seu efeito é de 12 a 15 dias. A expectativa é vacinar toda a população em até 12 meses.

A vacina teve um baixo índice de eventos adversos. Mas, a Coronavac não foi testada, ainda, em menores de 18 anos e gestantes. Hoje (19) ou mais tardar amanhã (20) daremos início a vacinação dos trabalhadores da saúde e indígenas. A segunda fase atenderá idosos e profissionais de segurança. Só vai iniciar uma fase assim que concluir a outra." Explica o Prefeito Delegado Fonseca.
Com uma quantidade reduzida de doses haverá a priorização dos profissionais da saúde e indígenas imunizados. O que não diminui a perspectiva de dias livres da Covid-19.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp