09/06/2020 às 18h44min - Atualizada em 09/06/2020 às 18h44min

Serviço de Verificação de Óbito registra queda no número de remoções em domicílio - Entenda

Dados são referentes aos óbitos ocasionados por suspeita de Covid-19.

Por: Ariana Paz
Fotos e informações Agência Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), registrou queda acima de 80% na quantidade de remoção de vítimas em domicílio suspeitas de terem contraído a Covid-19 na Região Metropolitana de Belém. O número de casos confirmados da doença também continua reduzindo.

Os períodos analisados foram entre os dias 25 e 31 de maio, quando o total de óbitos com necessidade de remoção foi de 35, sendo 11 deles suspeitos de terem sido ocasionados pelo novo coronavírus. Já entre os dias 01 e 07 de junho, o número de ocorrências foi 29, sendo apenas duas mortes por suspeita da Covid-19.


A primeira verificação dessa diminuição foi realizada na segunda quinzena de maio, com média de nove remoções de óbitos em domicílio por dia, número próximo ao registrado em fevereiro, quando o Pará ainda não vivia a pandemia. Os números também refletem nos serviços do Centro de Pericias Científicas Renato Chaves, que já chegou a receber 20 corpos por dia. Hoje, os números são menores, com média de dois óbitos diários. Essa queda permitiu a desativação de dois dos três contêineres frigoríficos alugados para armazenar corpos vítimas de causas naturais e doenças, nas quais se incluem as provocadas pelo novo coronavírus.

A divulgação ocorreu dois dias após o Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública da União (DPU) afirmarem à Justiça Federal que 'não houve base científica para fim de medidas rigorosas' para o isolamento social.

No dia 1º de junho, a UFPA divulgou uma nota técnica a pedido do MPF concluindo que não há como afirmar que há queda da Covid-19 no Pará ou região metropolitana de Belém e que, não havendo vacina ou medicamentos eficazes, a recomendação é continuar com o isolamento social.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp